DSpace Repository

“Oranian é Paulo da Portela”: Memórias e Religiosidade no Samba-Enredo da G.R.E.S. Portela

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.author Siqueira, Karla Fatima Barroso de
dc.date.accessioned 2019-08-01T20:24:12Z
dc.date.available 2019-08-01T20:24:12Z
dc.date.issued 2019-04-29
dc.identifier.citation SIQUEIRA, Karla Fatima Barroso de. “Oranian é Paulo da Portela”: Memórias e Religiosidade no Samba-Enredo da G.R.E.S. Portela. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12880
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title “Oranian é Paulo da Portela”: Memórias e Religiosidade no Samba-Enredo da G.R.E.S. Portela pt_BR
dc.title.alternative 'Oranian is Paulo da Portela": memories and religiosity of G.R.E.S Portela's samba-enredo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.referee Ligiéro, Zeca
dc.contributor.referee Miranda, Clícea Maria Augusto de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq MEMÓRIA SOCIAL pt_BR
dc.subject.en Samba school pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Heritage pt_BR
dc.subject.en African diaspora pt_BR
dc.subject.en Performance pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation integrates studies of Rio de Janeiro’s Samba schools under the Social Memory’s interdisciplinary perspective, based on the Gilroy (2012) and Hall’s (2015) african diaspora approach. Starting from the assumption that samba-enredo is a cultural representation, the result of a collective construction, permeated by experiences, memories and forgetfulness of multiple processes that cross the Samba School, in this case, GRES Portela. This research’s objective is to analyze the strategies that permeate the construction and updating of these memories, having samba-enredo as base. We observe that Afro-Brazilian religiosity is evident in the Samba Schools’ universe, since it is present in the sonority of the drums or in the occurrence of this theme in samba. This qualitative study was thought based on a corpus composed of data from diverse natures, such as: field notes, articles of sites specialized in carnival, newspaper articles. Understanding the strategies for the elaboration and transmission of memories, we perceive the power of the triad: to sing, to beat and to dance. Ligiéro’s (2011) idea of cultural drivers throughout the process of preparation for the carnival parade. In other words, body and orality as transmission of memories: fundamental elements in transmission of Afro-Brazilian’s culture knowledge. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber Código de financiamento 001 pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação integra os estudos das escolas de Samba do Rio de Janeiro sob a perspectiva interdisciplinar inserida no campo de estudos da Memória Social tendo como base a abordagem dos Estudos Culturais e a diáspora africana de Gilroy (2012) e Hall (2015). Ao partir do pressuposto que o samba-enredo é uma representação cultural, resultado de uma construção coletiva, permeado por vivências, experiências, lembranças e esquecimentos de múltiplos processos que atravessam a Escola de Samba, neste caso, a G.R.E.S. Portela. O objetivo desse trabalho é analisar as estratégias que permeiam a construção e atualização dessas memórias tendo como recorte o samba-enredo. Observamos que a religiosidade afro-brasileira é evidente no universo das Escolas de samba, pois, está presente na sonoridade da bateria ou na ocorrência dessa temática no samba. Este estudo de natureza qualitativa foi pensado com base em um corpus composto de dados de diversas naturezas, tais como: notas de campo, artigos de sites especializados em carnaval, matérias de jornal. Na compreensão das estratégias para a elaboração e transmissão de memórias, percebemos a potência da tríade: cantar, batucar e dançar. A ideia de motrizes culturais de Ligiéro (2011) em todo o processo de preparação para o desfile de carnaval. Ou seja, corpo e a oralidade como transmissão de memórias elementos fundamentais na transmissão de saberes e conhecimentos da cultura afro-brasileira. pt_BR
dc.subject.pt Escola de samba pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Patrimônio pt_BR
dc.subject.pt Diáspora africana pt_BR
dc.subject.pt Performance pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|