DSpace Repository

A presença artística italiana no teatro do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX: a "companhia" lírica atuante no imperial teatro de São Pedro de Alcântara - década 1821-1831

Show simple item record

dc.contributor.advisor Marisio, Paulo Ricardo
dc.contributor.author Amim, Péricles Vanzella
dc.date.accessioned 2019-08-06T18:27:18Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2019-08-06T18:27:18Z
dc.date.issued 2018-05-18
dc.identifier.citation AMIN, Péricles Vanzella, MARISIO, Paulo Ricardo, RABETTI, Maria de Lourdes. A presença artística italiana no teatro do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX: a "companhia" lírica atuante no imperial teatro de São Pedro de Alcântara - década 1821-1831. 303 fl. . Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12888
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A presença artística italiana no teatro do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX: a "companhia" lírica atuante no imperial teatro de São Pedro de Alcântara - década 1821-1831 pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Rabetti, Maria de Lourdes
dc.contributor.referee Andrade, Elza Maria Ferraz de
dc.contributor.referee Reis, Angela de Castro
dc.contributor.referee Rocha Júnior, Alberto Ferreira da
dc.contributor.referee Torres Neto, Walter Lima
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.en Italy-Brazil relations pt_BR
dc.subject.en musical theatre pt_BR
dc.subject.en formation of Brazilian theater pt_BR
dc.subject.es rapporti Italia-Brasile pt_BR
dc.subject.es teatro musicato pt_BR
dc.subject.es storia del teatro brasiliano pt_BR
dc.subject.fr relations Italie-Brésil pt_BR
dc.subject.fr théâtre musical pt_BR
dc.subject.fr formation du théâtre brésilien pt_BR
dc.description.abstracten This thesis seeks to investigate the Italian artistic presence in Rio de Janeiro in the first half of the 19th century. It analyzes an Italian lyric “company” that performed in the Imperial Teatro de São Pedro de Alcântara throughout the decade of 1821-1831, whose nucleus included: Michele Vaccani, Francesco and Maria Teresa Fasciotti, Nicola Majoranini, Salvador Salvatori, and Fabricio and Justina Piacentini. During this period, they circulated through the city’s three main musical institutions, Capela Real / Imperial, Real / Imperial Câmara, and Real Teatro de São João / Imperial Teatro de São Pedro de Alcântara, performing in three distinct musical genres, church music, symphony music, and opera. The scope of their performances in the decade permeated the following years, marking Carioca theatrical production, and the migrations they were led to make beginning in 1831, due to the “company’s” dismantling and the hardships that fell upon Rio de Janeiro after Dom Pedro I’s renunciation. They expanded their presence beyond Rio de Janeiro, constituting an international opera market that would develop in subsequent years, especially in the second half of the 19th century. pt_BR
dc.description.abstractes Questa tesi pretende analizzare la presenza artistica italiana a Rio de Janeiro nella prima metà del XIX secolo. A tal fine, è stato scelto come obiettivo della ricerca una “compagnia” lirica italiana attiva presso l'Imperial Teatro di São Pedro de Alcântara durante il decennio 1821-1831, il cui nucleo era formato da: Michele Vaccani, Francesco e Maria Teresa Fasciotti, Nicola Majoranini, Salvador Salvatori e Fabricio e Justina Piacentini. In questo periodo, furono attivi nelle tre principali istituzioni musicali della città, la Capela Real/Imperial, la Real/Imperial Câmara e il Real Teatro de São João/Imperial Teatro de São Pedro de Alcântara, suonando tre generi musicali distinti, la musica sacra, la musica sinfonica e l'opera. Lo scopo della loro attività durante il decennio si estende agli anni successivi, caratterizzando la produzione teatrale carioca, e le migrazioni che sono indotti a fare a partire dal 1831, a causa dello sciolgimento della “compagnia” e delle difficoltà che colpiscono Rio de Janeiro in seguito all'abdicazione di Dom Pedro I, estendendo la loro presenza oltre i confini di Rio de Janeiro e sviluppando un mercato operistico internazionale che si svilupperà negli anni successivi, soprattutto nella seconda metà del XIX secolo. pt_BR
dc.description.abstractfr Cette thèse vise à étudier la présence italienne à Rio de Janeiro durant la première moitié du XIXe siècle. À cette fin, il prend comme objet une “compagnie” lyrique italienne qui s'est présentée au Théâtre Impérial de São Pedro de Alcântara pendant la décennie 1821-1831, et qui est composée en son sein de: Michele Vaccani, Francesco et Maria Teresa Fasciotti, Nicola Majoranini, Salvador Salvatori, Fabricio et Justina Piacentini. Durant cette période, les trois principales institutions musicales de la ville, la Chapelle Royale / Impériale, la Chambre Royale / Impériale et le Théâtre Royal de Saint Jean / Théâtre Impérial de Saint Pierre d'Alcantara, représentent trois genres musicaux différents, la musique religieuse, la musique symphonique et l'opéra. L'étendue de la diversité musicale de cette décennie imprègne les années suivantes, en inspirant la production théâtrale de Rio de Janeiro, et les migrations qui ont lieu à partir de 1831, en raison du démantèlement de la “compagnie” et des difficultés qui apparaissent à Rio de Janeiro après l'abdication de Dom Pedro I, elle étend sa présence au-delà de Rio de Janeiro et constitue un marché international de l'opéra qui se développera les années suivantes, en particulier pendant la seconde moitié du XIXe siècle. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta tese busca investigar a presença artística italiana no Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX. Para tanto, toma como objeto uma “companhia” lírica italiana que atuou no Imperial Teatro de São Pedro de Alcântara ao longo da década de 1821- 1831 e que tem em seu núcleo os componentes: Michele Vaccani, Francesco e Maria Teresa Fasciotti, Nicola Majoranini, Salvador Salvatori e Fabricio e Justina Piacentini. Nesse período, passaram pelas três principais instituições musicais da cidade, a Capela Real / Imperial, a Real / Imperial Câmara e o Real Teatro de São João / Imperial Teatro de São Pedro de Alcântara, atuando em três gêneros musicais distintos: a música sacra, a música sinfônica e a ópera. O escopo de sua atuação na década permeia os anos seguintes, marcando a produção teatral carioca, e as migrações que são levados a fazer a partir de 1831, por conta do desmantelamento da “companhia” e das dificuldades que atingem o Rio de Janeiro após a abdicação de Dom Pedro I, ampliam sua presença para além do Rio de Janeiro, constituindo um mercado operístico internacional que se desenvolverá nos anos posteriores, sobretudo na segunda metade do século XIX. pt_BR
dc.subject.pt relações Itália-Brasil pt_BR
dc.subject.pt teatro musicado pt_BR
dc.subject.pt formação do teatro brasileiro pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|