dc.contributor.advisor |
Erber, Laura |
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dc.contributor.author |
Santos, Danielle Cristina Anatolio dos |
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dc.date.accessioned |
2019-08-06T18:30:06Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2019-08-06T18:30:06Z |
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dc.date.issued |
2018-09-24 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Danielle Cristina Anatolio dos, ERBER, Laura. Corpo Negro Feminino: Ressignificação em Performances de Mulheres Negras. 2018. 155 fl. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12892 |
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dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Corpo Negro Feminino: Ressignificação em Performances de Mulheres Negras |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Evani Tavares |
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dc.contributor.referee |
Santo, Denise Espírito |
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dc.contributor.referee |
Trotta, Rosane |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Black women |
pt_BR |
dc.subject.en |
Black performances |
pt_BR |
dc.subject.en |
Black female body |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Normative and normalizing symbols established by hegemonic aesthetic and artistic values and standards dictated by colonial mentality and culture constrain the female black body that presumably do not fit into the narrative of European and patriarchal whitecentric art. Stereotypes derived from colonial legacies profoundly affect black woman by means of domination and coercion of the body. This research analyzes the play Lotus by Danielle Anatolia and the two performances Bombril and Vem Pra Ser Infeliz..! (Come to Be Unhappy) by Priscila Rezende. In all these three artworks, the body is conceived as an axis aimed to be shifted towards new conceptual directions and approaches to it. The research points to the need to scenically resignify the female black body and to discuss the protagonism of Black women in the weaving of art-tapestry of contemporary theatrical scene. It addresses Afro-diasporic aesthetic experimentations that use elements of Black performance as constituents and structuring components of artistic creation. Its aim is to shed light on contemporary art produced by Black women and to examine relevant contributions by Black women artists to the official history of Brazilian Art which has historically underestimated and discredited their creative work. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Os signos normativos e normalizadores, pautados por valores estéticos e artísticos hegemônicos, herdeiros de uma mentalidade e cultura coloniais, coíbem o corpo negro feminino à medida que este não se adequa na narrativa da arte brancocêntrica europeia e patriarcal. Os estereótipos herdados da colonização afetam profundamente a mulher negra, resultando em dominação e coerção corpórea. Esta pesquisa analisa o espetáculo Lótus, de Danielle Anatólio e as performances Bombril e Vem pra Ser Infeliz..!, de Priscila Rezende. Nas três obras, o corpo é trabalhado como vetor, com a intenção de produzir um novo olhar e sentido para o mesmo. A pesquisa aponta para a necessidade de ressignificar cenicamente o corpo negro feminino e discutir o protagonismo de mulheres negras no tecer artístico da cena contemporânea. Além disso, trata sobre a experimentação de uma estética afrodiaspórica que utiliza os elementos da performance negra enquanto constituintes e estruturantes da criação artística. É objetivo deste trabalho visibilizar a arte produzida por mulheres negras na atualidade e dimensionar a relevante contribuição destas para a história oficial da arte brasileira, que pouco valoriza e/ou credibiliza as criações protagonizadas por artistas negras. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
mulheres negras |
pt_BR |
dc.subject.pt |
performances negras |
pt_BR |
dc.subject.pt |
corpo negro feminino |
pt_BR |