dc.contributor.advisor |
Magalhães, Marcelo de Souza |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Maria Lígia Rosa |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-22T21:00:45Z |
|
dc.date.available |
2019-08-22T21:00:45Z |
|
dc.date.issued |
2019-03-14 |
|
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Maria Ligia Rosa. De normalistas a professoras: configurações da carreira no funcionalismo municipal: Rio de Janeiro, primeiras décadas republicanas. 2019. 263 f. Tese (Doutorado em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12896 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
De normalistas a professoras: configurações da carreira no funcionalismo municipal: Rio de Janeiro, primeiras décadas republicanas |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From "normalistas" to teachers: configurations of a civil service career: city of Rio de Janeiro, first republican |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Magalhães, Marcelo de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Schueler, Alessandra Frota Martinez de |
|
dc.contributor.referee |
Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello |
|
dc.contributor.referee |
Gomes, Ângela Maria de Castro |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public instruction |
pt_BR |
dc.subject.en |
Normal school |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching career |
pt_BR |
dc.subject.en |
Civil service |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The dissertation investigates the history of the young girls and women who attended the
Normal School of the Federal District along the two first republican decades and the labor
relations that they maintained with the municipality throughout their teaching careers.
The school where these women studied was an institution in transformation, gaining more
and more legitimacy as a primary teacher training space, attracting an increasing number
of students and eventually becoming a women's school. Our research universe is the
normalists who entered the Normal School between 1893 and 1898 and became primary
teachers working for the municipality of Rio de Janeiro city. Through the analysis of the
academic records of the Normal School, the various legal orders that governed Public
Instruction, and what the periodicals of the time could reveal to us about their careers as
public servants, we try to understand what trajectories have been experienced by these
women, which clashes and dialogues they maintained with the public powers and what
professional strategies they designed over the time they remained as primary public
teachers. The story told here is, above all, a history of negotiations, a history of how they
understood the bureaucratic intricacies in which they were inserted and how they claimed
what they understood to be their rights and knew, with greater or lesser success, to
dialogue with the public authorities. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A tese investiga a história das moças e mulheres que frequentaram a Escola Normal do
Distrito Federal ao longo das primeiras décadas republicanas e as relações de trabalho
que elas mantiveram com a municipalidade ao longo de suas carreiras docentes. A escola na qual essas mulheres estudaram era uma instituição em transformação, ganhando cada vez mais legitimidade como espaço de formação para o magistério primário, atraindo um número crescente de alunos e se transformando, definitivamente, em uma escola feminina. Nosso universo de investigação são as mulheres que ingressaram na Escola Normal entre 1893 e 1898 e se tornaram professoras primárias trabalhando para a municipalidade da cidade do Rio de Janeiro. Por meio da análise dos registros acadêmicos da Escola Normal, dos inúmeros ordenamentos legais que regularam a Instrução Pública e do que os periódicos da época nos puderam revelar sobre as suas carreiras de servidoras públicas, procuramos entender que trajetórias foram vivenciadas por essas mulheres, que embates e diálogos mantiveram com os poderes públicos e que estratégias profissionais desenharam ao longo do tempo que se mantiveram como professoras públicas primárias.
A história aqui contada é, antes de tudo, uma história de negociações, uma história de
como entenderam os meandros burocráticos nos quais estavam inseridas e como
reclamaram o que compreendiam ser seus direitos e como souberam, com maior ou menor êxito, dialogar com os poderes públicos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Instrução Pública |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escola Normal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Carreira docente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Funcionalismo público |
pt_BR |