dc.contributor.advisor |
Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos |
|
dc.contributor.author |
Fonseca, Gabriela Graciosa da |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-26T20:58:23Z |
|
dc.date.available |
2019-08-26T20:58:23Z |
|
dc.date.issued |
2019-04-24 |
|
dc.identifier.citation |
FONSECA, Gabriela Graciosa da. Vandalismo é patrimônio: o quadro de Pedro II no Museu Histórico Nacional (2017-2018). 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12897 |
|
dc.description.sponsorship |
* O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Vandalismo é patrimônio: o quadro de Pedro II no Museu Histórico Nacional (2017-2018) |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Vandalism is heritage: the portrait od Pedro II at the Museum of National History (2017-2018) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Castro, Fernanda |
|
dc.contributor.referee |
Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos |
|
dc.contributor.referee |
Castro, Fernanda Santana |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.referee |
Soares, Ozias de Jesus |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEMÓRIA SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cultural heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Vandalism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Memory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research pursues a concept of cultural heritage in which conflict, contestation, and vandalism are expressions of culture as opposed to be silenced or rejected symbols. The painting of former emperor Pedro II at the Museu Histórico Nacional, which had its face torn in November 15th, 1889, the day of the Proclamation of Brazilian Republic, is chosen as a case study from which we analyse how the institutions’ records (and its gaps) of objects’ tracks allows to access society’s temporalities. We analysed the processes of the Museum Education field, for which public interaction with cultural heritage is part of the objects life cycle in order to create actions directed to social transformation, in comparison with Heritage Education publications, which creates actions to preserve the objects instead. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa busca uma concepção de patrimônio em que o conflito, a contestação e o vandalismo sejam problematizadores da cultura, em contraponto a um silenciamento ou rejeição. O quadro de Pedro II do Museu Histórico Nacional, rasgado no rosto em 15 de novembro de 1889, data da proclamação da República, é um estudo de caso para analisar como os registros (e as lacunas) de sua trajetória na instituição nos permitem acessar temporalidades da sociedade. Analisamos os processos da Educação Museal que inserem o público e suas intervenções no patrimônio como parte do ciclo de vida do objeto, possibilitando ações direcionadas para a transformação social, em comparação com publicações da Educação Patrimonial, que propõem ações direcionadas para a preservação do objeto. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Vandalismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação museal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação patrimonial |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Social |
pt_BR |