DSpace Repository

Vandalismo é patrimônio: o quadro de Pedro II no Museu Histórico Nacional (2017-2018)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos
dc.contributor.author Fonseca, Gabriela Graciosa da
dc.date.accessioned 2019-08-26T20:58:23Z
dc.date.available 2019-08-26T20:58:23Z
dc.date.issued 2019-04-24
dc.identifier.citation FONSECA, Gabriela Graciosa da. Vandalismo é patrimônio: o quadro de Pedro II no Museu Histórico Nacional (2017-2018). 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12897
dc.description.sponsorship * O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Vandalismo é patrimônio: o quadro de Pedro II no Museu Histórico Nacional (2017-2018) pt_BR
dc.title.alternative Vandalism is heritage: the portrait od Pedro II at the Museum of National History (2017-2018) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Castro, Fernanda
dc.contributor.referee Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos
dc.contributor.referee Castro, Fernanda Santana
dc.contributor.referee Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.referee Soares, Ozias de Jesus
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq MEMÓRIA SOCIAL pt_BR
dc.subject.en Cultural heritage pt_BR
dc.subject.en Vandalism pt_BR
dc.subject.en Museum education pt_BR
dc.subject.en Heritage education pt_BR
dc.subject.en Social Memory pt_BR
dc.description.abstracten This research pursues a concept of cultural heritage in which conflict, contestation, and vandalism are expressions of culture as opposed to be silenced or rejected symbols. The painting of former emperor Pedro II at the Museu Histórico Nacional, which had its face torn in November 15th, 1889, the day of the Proclamation of Brazilian Republic, is chosen as a case study from which we analyse how the institutions’ records (and its gaps) of objects’ tracks allows to access society’s temporalities. We analysed the processes of the Museum Education field, for which public interaction with cultural heritage is part of the objects life cycle in order to create actions directed to social transformation, in comparison with Heritage Education publications, which creates actions to preserve the objects instead. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa busca uma concepção de patrimônio em que o conflito, a contestação e o vandalismo sejam problematizadores da cultura, em contraponto a um silenciamento ou rejeição. O quadro de Pedro II do Museu Histórico Nacional, rasgado no rosto em 15 de novembro de 1889, data da proclamação da República, é um estudo de caso para analisar como os registros (e as lacunas) de sua trajetória na instituição nos permitem acessar temporalidades da sociedade. Analisamos os processos da Educação Museal que inserem o público e suas intervenções no patrimônio como parte do ciclo de vida do objeto, possibilitando ações direcionadas para a transformação social, em comparação com publicações da Educação Patrimonial, que propõem ações direcionadas para a preservação do objeto. pt_BR
dc.subject.pt Patrimônio pt_BR
dc.subject.pt Vandalismo pt_BR
dc.subject.pt Educação museal pt_BR
dc.subject.pt Educação patrimonial pt_BR
dc.subject.pt Memória Social pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|