| dc.contributor.advisor | Sá, Ivan Coelho de | |
| dc.contributor.author | Souza, Geisa Alchorne | |
| dc.date.accessioned | 2019-08-26T21:16:43Z | |
| dc.date.available | 2019-08-26T21:16:43Z | |
| dc.date.issued | 2019-03-20 | |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Geisa Alchorne. O Desafio Contemporâneo da Conservação: a fragilidade da media art. 2019. 130 f. Tese (Doutorado em Museologia e Patrimônio)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12901 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | O Desafio Contemporâneo da Conservação: a fragilidade da media art | pt_BR |
| dc.title.alternative | The Contemporary Challenge of Conservation: the fragility of media art. | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Sá, Ivan Coelho de | |
| dc.contributor.referee | Soares, Maria Luísa Ramos de Oliveira | |
| dc.contributor.referee | Mesquita, Simone de Sousa | |
| dc.contributor.referee | Uzeda, Helena Cunha de | |
| dc.contributor.referee | Moraes, Nilson Alves de | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MUSEOLOGIA | pt_BR |
| dc.subject.en | Conservation and Restauration | pt_BR |
| dc.subject.en | Contemporary Art | pt_BR |
| dc.subject.en | Media Art | pt_BR |
| dc.subject.en | Museology | pt_BR |
| dc.subject.en | Cultural heritage | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The thematic clipping in the preservation of media art productions, with their variations of media and devices in installations and / or environments, is very broad and multiplies itself vertiginously by the wide possibility of creative actions provided by technological innovations. Maintaining the functionality of media art works finds in transience the greatest obstacle to conservation, coupled with scarce financial investments, insufficient material / technological resources and lack of recognition of the audiovisual heritage as patrimony, so it is also fundamental the valuation of conservationrestoration professionals. A risk assessment at the time of acquisition of the work and a conservation plan with actions that make it feasible to follow up, maintain and analyze the temporality of the object make it possible to have a better investigation and, consequently, more ethical and critical preservation actions. Documentation is the flow space of historicity and subjectivity, guaranteeing all representation, and promoting research and discussions that reshape the inevitable discontinuity of objects in new readings. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | O recorte temático na preservação das produções de media art, com suas variações de suportes e dispositivos em instalações e/ou ambientes, é muito abrangente e se multiplica vertiginosamente pela larga possibilidade de ações criativas proporcionadas pelas inovações tecnológicas. A manutenção da funcionalidade das obras de media art encontra na transitoriedade o maior obstáculo para a conservação, juntamente com os escassos investimentos financeiros, a insuficiência de recursos materiais/tecnológicos e a falta de reconhecimento do acervo audiovisual como patrimônio, assim é fundamental a valorização dos profissionais de conservação-restauração. Uma avaliação de riscos no momento da aquisição da obra e um plano de conservação com ações que possibilitem o acompanhamento, a manutenção e a análise da temporalidade do objeto viabilizam uma melhor investigação e, consequentemente, ações de preservação mais éticas e criteriosas. A documentação é o espaço de fluxo da historicidade e da subjetividade garantindo toda a representação, e proporcionando pesquisas e discussões que redimensionem a inevitável descontinuidade dos objetos em novas leituras. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Arte Contemporânea | pt_BR |
| dc.subject.pt | Conservação e Restauração | pt_BR |
| dc.subject.pt | Media Art | pt_BR |
| dc.subject.pt | Museologia | pt_BR |
| dc.subject.pt | Patrimônio cultural | pt_BR |