dc.contributor.advisor |
Sá, Ivan Coelho de |
|
dc.contributor.author |
Souza, Geisa Alchorne |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-26T21:16:43Z |
|
dc.date.available |
2019-08-26T21:16:43Z |
|
dc.date.issued |
2019-03-20 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, Geisa Alchorne. O Desafio Contemporâneo da Conservação: a fragilidade da media art. 2019. 130 f. Tese (Doutorado em Museologia e Patrimônio)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12901 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O Desafio Contemporâneo da Conservação: a fragilidade da media art |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Contemporary Challenge of Conservation: the fragility of media art. |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Sá, Ivan Coelho de |
|
dc.contributor.referee |
Soares, Maria Luísa Ramos de Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Mesquita, Simone de Sousa |
|
dc.contributor.referee |
Uzeda, Helena Cunha de |
|
dc.contributor.referee |
Moraes, Nilson Alves de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Conservation and Restauration |
pt_BR |
dc.subject.en |
Contemporary Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Media Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cultural heritage |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The thematic clipping in the preservation of media art productions, with their variations
of media and devices in installations and / or environments, is very broad and multiplies
itself vertiginously by the wide possibility of creative actions provided by technological
innovations. Maintaining the functionality of media art works finds in transience the
greatest obstacle to conservation, coupled with scarce financial investments,
insufficient material / technological resources and lack of recognition of the audiovisual
heritage as patrimony, so it is also fundamental the valuation of conservationrestoration
professionals. A risk assessment at the time of acquisition of the work and a
conservation plan with actions that make it feasible to follow up, maintain and analyze
the temporality of the object make it possible to have a better investigation and,
consequently, more ethical and critical preservation actions. Documentation is the flow
space of historicity and subjectivity, guaranteeing all representation, and promoting
research and discussions that reshape the inevitable discontinuity of objects in new
readings. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O recorte temático na preservação das produções de media art, com suas variações
de suportes e dispositivos em instalações e/ou ambientes, é muito abrangente e se
multiplica vertiginosamente pela larga possibilidade de ações criativas proporcionadas
pelas inovações tecnológicas. A manutenção da funcionalidade das obras de media art
encontra na transitoriedade o maior obstáculo para a conservação, juntamente com os
escassos investimentos financeiros, a insuficiência de recursos materiais/tecnológicos
e a falta de reconhecimento do acervo audiovisual como patrimônio, assim é
fundamental a valorização dos profissionais de conservação-restauração. Uma
avaliação de riscos no momento da aquisição da obra e um plano de conservação com
ações que possibilitem o acompanhamento, a manutenção e a análise da
temporalidade do objeto viabilizam uma melhor investigação e, consequentemente,
ações de preservação mais éticas e criteriosas. A documentação é o espaço de fluxo
da historicidade e da subjetividade garantindo toda a representação, e proporcionando
pesquisas e discussões que redimensionem a inevitável descontinuidade dos objetos
em novas leituras. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte Contemporânea |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Conservação e Restauração |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Media Art |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio cultural |
pt_BR |