DSpace Repository

Entre pedras e papéis: da Escola Normal ao Instituto de Educação, identidades delineadas na construção de sua sede e nos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Almeida, Anita Correia Lima de
dc.contributor.author Baptista, Alessandro Cesar dos Santos
dc.date.accessioned 2019-08-26T21:22:34Z
dc.date.available 2019-08-26T21:22:34Z
dc.date.issued 2019-05-03
dc.identifier.citation BAPTISTA, Alessandro Cesar dos Santos. Entre pedras e papéis: da Escola Normal ao Instituto de Educação, identidades delineadas na construção de sua sede e nos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957). 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12904
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Entre pedras e papéis: da Escola Normal ao Instituto de Educação, identidades delineadas na construção de sua sede e nos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957) pt_BR
dc.title.alternative Between stones and papers: from the Normal School to the Institute of Education, identities outlined in the construction of its headquarters and in the student periodicals Pharol (1880-1881) and O Tangará (1953-1957) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Almeida, Anita Correia Lima de
dc.contributor.referee Civale, Leonardo
dc.contributor.referee Aguiar, Leila Bianchi
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en History teaching pt_BR
dc.subject.en Identities pt_BR
dc.subject.en Iserj pt_BR
dc.subject.en Student Newspapers pt_BR
dc.description.abstracten The present work intends to think about the possibilities of using the history of the Instituto de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) in the practice of teaching History. The proposal is to make the students of Iserj able to know the history of the institution, identifying themselves as an integral part of it, building bonds of belonging necessary for its preservation, valorization and defense. In order to reach these objectives, the research is developed in order to know the history of its current headquarters, founded in 1930, expressing a conception of education, the New School, and an artistic movement, the Neocolonial; and to delineate student identities through Pharol (1880-1881) and O Tangará (1953-1957) student journals. Finally, as a pedagogical product, it is proposed the creation of a Workshop Box, where the workshops suggested from the sources survey carried out for this Dissertation are gathered. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho se propõe a pensar sobre as possibilidades de utilização da história do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) na prática do ensino de História. Tal proposta tem como objetivo fazer com que os alunos e alunas do Iserj possam conhecer a história da instituição, identificando-se como parte integrante dela, construindo laços de pertencimento necessários à sua preservação, valorização e defesa. Buscando alcançar esses objetivos, a pesquisa se desenvolve no intuito de conhecer o histórico de sua sede atual, fundada em 1930, expressando uma concepção de educação, a Escola Nova, e um movimento artístico, o Neocolonial; e delinear as identidades discentes através dos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957). Por fim, como produto pedagógico, propõe-se a confecção de uma Caixa de Oficinas, onde estão reunidas as oficinas sugeridas a partir do levantamento de fontes realizado para esta Dissertação. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Identidades pt_BR
dc.subject.pt Iserj pt_BR
dc.subject.pt Periódicos Estudantis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|