dc.contributor.advisor |
Almeida, Anita Correia Lima de |
|
dc.contributor.author |
Baptista, Alessandro Cesar dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-26T21:22:34Z |
|
dc.date.available |
2019-08-26T21:22:34Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-03 |
|
dc.identifier.citation |
BAPTISTA, Alessandro Cesar dos Santos. Entre pedras e papéis: da Escola Normal ao Instituto de Educação, identidades delineadas na construção de sua sede e nos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957). 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12904 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Entre pedras e papéis: da Escola Normal ao Instituto de Educação, identidades delineadas na construção de sua sede e nos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957) |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Between stones and papers: from the Normal School to the Institute of Education, identities outlined in the construction of its headquarters and in the student periodicals Pharol (1880-1881) and O Tangará (1953-1957) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Almeida, Anita Correia Lima de |
|
dc.contributor.referee |
Civale, Leonardo |
|
dc.contributor.referee |
Aguiar, Leila Bianchi |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identities |
pt_BR |
dc.subject.en |
Iserj |
pt_BR |
dc.subject.en |
Student Newspapers |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work intends to think about the possibilities of using the history of the Instituto de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) in the practice of teaching History. The proposal is to make the students of Iserj able to know the history of the institution, identifying themselves as an integral part of it, building bonds of belonging necessary for its preservation, valorization and defense. In order to reach these objectives, the research is developed in order to know the history of its current headquarters, founded in 1930, expressing a conception of education, the New School, and an artistic movement, the Neocolonial; and to delineate student identities through Pharol (1880-1881) and O Tangará (1953-1957) student journals. Finally, as a pedagogical product, it is proposed the creation of a Workshop Box, where the workshops suggested from the sources survey carried out for this Dissertation are gathered. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho se propõe a pensar sobre as possibilidades de utilização da história do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj) na prática do ensino de História. Tal proposta tem como objetivo fazer com que os alunos e alunas do Iserj possam conhecer a história da instituição, identificando-se como parte integrante dela, construindo laços de pertencimento necessários à sua preservação, valorização e defesa. Buscando alcançar esses objetivos, a pesquisa se desenvolve no intuito de conhecer o histórico de sua sede atual, fundada em 1930, expressando uma concepção de educação, a Escola Nova, e um movimento artístico, o Neocolonial; e delinear as identidades discentes através dos periódicos estudantis Pharol (1880-1881) e O Tangará (1953-1957). Por fim, como produto pedagógico, propõe-se a confecção de uma Caixa de Oficinas, onde estão reunidas as oficinas sugeridas a partir do levantamento de fontes realizado para esta Dissertação. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidades |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Iserj |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Periódicos Estudantis |
pt_BR |