| dc.contributor.advisor | Silva, Adilson Florentino da | |
| dc.contributor.author | Devulsky, Maria Teresa de Oliveira | |
| dc.date.accessioned | 2019-08-26T23:36:26Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2019-08-26T23:36:26Z | |
| dc.date.issued | 2018-09-24 | |
| dc.identifier.citation | DEVULSKY, Maria Teresa de Oliveira, SILVA, Adilson Florentino da. Figurino - tecendo processos de criação: pedagogia da indumentária. 2018. 244 fl. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12913 | |
| dc.description | n/a | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Figurino - tecendo processos de criação: pedagogia da indumentária | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Silva, Tarciso Laranjeira Telles da | |
| dc.contributor.referee | Barbosa, André Luis Gardel | |
| dc.contributor.referee | Silva, Glaucia Santos Gama e | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This work investigates the basic foundations in the field of the form and the theoretical knowledge necessary for the conception and elaboration of scene clothing and its relation with the procedures for the formation of the costume designer, regarding the tools for research, study and development of creating a visual language, for the costume scene. To accomplish this task, this work reflects on the primary reasons for the use of clothing and the importance of its motivation in the emotional memory of the humanity, conceiving the costume as a personal and social manifestation, as an artistic expression first and closest to the skin. It develops the observation and analysis of the costumes through the form, posture, and movement, in harmony with the artistic movements, catching the mentalities of the times united to the shapes and corporal postures. Focused on the study of artistic languages that guide the thoughts on the creation of scene costumes, it traces parallels, seeking influences and relationships with the creative processes and investigating the solutions of costumes that contribute to the staging, especially on those subjects that are the object of this research. It intends to draw from the practice of costume designers and teachers, objects of study of this research, a methodology of creative exercises that arise from the observation and analysis of creative processes in scene clothing. In choosing Marie Louise Nery to start the idea of "Weave Creation Processes", the point of view of her students on the experiences and the observation of the professional life of these scene artists was privileged. From this standpoint, this work explores the creation and didactic processes and procedures of Marie Louise Nery as a master, artisan artist, costumer, scenographer, illustrator, and advisor. Completing this research, this study looks at the academic exercises developed by Professor Elizabeth Filipecki, the fruit of a long research and journey during her professional practice as a costume designer, plus the special interest of developing a pedagogical methodology of exercises that guide future generations of costume designers. Finally, I present some experiences with creative exercises, as proposed by this researcher. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Este trabalho investiga os fundamentos básicos no campo da forma e dos conhecimentos teóricos necessários para a concepção e a elaboração da indumentária de cena e sua relação com os procedimentos para a formação do designer figurinista, no que concernem as ferramentas para pesquisa, o estudo e o desenvolvimento de processos de criação de uma linguagem visual para o traje de cena. Para a realização desta tarefa, reflete-se sobre as razões primeiras para o uso da vestimenta e a importância desta motivação na memória emocional da humanidade, pensando o figurino como uma manifestação pessoal e social, como expressão artística primeira e mais próxima à pele. Desenvolve-se a observação e a análise do figurino através da forma, postura e movimento, em consonância aos movimentos artísticos, refletindo as mentalidades das épocas unidas às silhuetas e posturas corporais. Centrado na reflexão a respeito de linguagens artísticas que norteiam as concepções de criação de figurinistas de cena, traça paralelos buscando influências e relações com os processos criativos, principalmente dos que são objeto desta pesquisa, investigando as soluções de figurino que contribuem para a encenação. Pretende traçar a partir da prática dos figurinistas e professores de indumentária, objetos de estudo desta pesquisa, uma metodologia de exercícios criativos que brotem da observação e análise dos processos criativos em indumentária de cena. Na escolha de Marie Louise Nery, para iniciar a ideia do Tecer Processos de Criação, foi privilegiado o olhar de seus alunos sobre as experiências vivenciadas e o reflexo na vida profissional destes artistas da cena. Através deste ponto de vista, explora os processos e procedimentos de criação e didáticos da mestra, artista artesã, figurinista, cenógrafa, ilustradora e aderecista Marie Louise Nery. Completando esta investigação, esta pesquisa observa os exercícios acadêmicos desenvolvidos pela professora Elizabeth Filipecki, fruto de uma longa pesquisa e jornada percorrida durante a sua prática profissional como figurinista, acrescida pelo interesse especial de desenvolver uma metodologia pedagógica de exercícios que norteiem as futuras gerações de figurinistas. Finalizando, apresento algumas experiências de exercícios criativos, propostas por esta pesquisadora. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Pedagogia da indumentária | pt_BR |
| dc.subject.pt | Figurino | pt_BR |
| dc.subject.pt | Traje de cena | pt_BR |