dc.contributor.advisor |
Andrade, Elza Maria Ferraz de Gusmão |
|
dc.contributor.author |
Santos, Wander Paulus de Souza dos |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-26T23:37:11Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2019-08-26T23:37:11Z |
|
dc.date.issued |
2018-04-26 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Wander Paulus de Souza dos, ANDRADE, Elza Maria Ferraz de Gusmão. Procedimentos artísticos e pedagógicos para a atuação como palhaço de rua. 2018. 221 fl. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12914 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Procedimentos artísticos e pedagógicos para a atuação como palhaço de rua |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gusmão, Henrique Buarque de |
|
dc.contributor.referee |
Soares, Ana Lucia Martins |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Street Clown Performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Formative methodologies in the school environment |
pt_BR |
dc.subject.en |
Artist-Teacher |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research is inserted in the area of pedagogical studies and the methodologies of street clown performance inside the regular school space. In the city of Rio de Janeiro, there are few school spaces for the formation of the clown, leading many of those interested to attend to workshops offered by artists who dedicate themselves to this language. In order to fill this gap in the formation of new clowns as well as teachers of clownwork, this research carried out a fieldwork, gathering the dynamics, concepts, speeches and the scenic and pedagogical procedures of the master clowns: João Carlos Artigos, Luiz Carlos Vasconcellos, Richard Riguetti, Yeda Dantas.
Considering the material collected, a proposal of a course of techniques of clowning was organized from the development of the concepts of play, experience, anthropophagy to laughter, the training of the look, collected in the daily scenic practice of the chosen artists-teachers.
The second stage of the study was an experimental laboratory where the research proposal was practically applied in a course and its evaluation by both the researcher and the students pointing out the successes, limits and perspectives of organization of a methodology for the formation of the clown in the school environment. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa se insere no campo dos estudos sobre a pedagogia e as metodologias para a atuação como palhaço de rua dentro do espaço da escola regular. Na cidade do Rio de Janeiro, os espaços escolares para a formação do palhaço são poucos levando boa parte dos interessados a frequentar as oficinas oferecidas por artistas que se dedicam a essa linguagem. Objetivando preencher essa lacuna tanto para a formação de novos palhaços quanto de professores de palhaçada, esta pesquisa realizou um trabalho de campo, recolhendo as dinâmicas, os conceitos, as falas e os procedimentos cênicos e pedagógicos dos palhaços-mestres: João Carlos Artigos, Luiz Carlos Vasconcellos, Richard Riguetti, Yeda Dantas.
Considerando o material recolhido, foi organizada uma proposta de curso de técnicas de palhaçada a partir do desenvolvimento dos conceitos de brincadeira, experiência, a antropofagia para o riso, o treinamento do olhar, recolhidos na prática cênica cotidiana dos artistas-docentes escolhidos.
A segunda etapa do trabalho constitui-se num laboratório experimental onde a proposta da pesquisa foi aplicada praticamente em um curso e a sua avaliação tanto pelo pesquisador quanto pelos estudantes apontando os êxitos, os limites e as perspectivas de organização de uma metodologia para a formação do palhaço dentro do ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Atuação do Palhaço de Rua |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Metodologias Formativas no ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Artista-Docente |
pt_BR |