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Identificação de rupturas de comunicação na especificação de sistemas de informação a partir de modelos de negócio

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dc.contributor.advisor Araujo, Renata Mendes de
dc.contributor.author Ferreira, Juliana Soares Jansen
dc.date.accessioned 2019-08-27T23:17:54Z
dc.date.available 2019-08-27T23:17:54Z
dc.date.issued 2010-04-30
dc.identifier.citation FERREIRA, Juliana Soares Jansen. Identificação de rupturas de comunicação na especificação de sistemas de informação a partir de modelos de negócio. 2010, 189f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12916
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso com o número de chamada CCET MI 2010/02 pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Identificação de rupturas de comunicação na especificação de sistemas de informação a partir de modelos de negócio pt_BR
dc.title.alternative Identification of communication ruptures in the specification of information systems from business models pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Amorim, Fernanda Araujo Baião
dc.contributor.referee Araujo, Renata Mendes de
dc.contributor.referee Amorim, Fernanda Araujo Baião
dc.contributor.referee Azevedo, Leonardo Guerreiro
dc.contributor.referee Souza, Clarisse Sieckenius de
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Business-IT alignment pt_BR
dc.subject.en Communication pt_BR
dc.subject.en Business model pt_BR
dc.subject.en Specification of information systems pt_BR
dc.subject.en Semiotics pt_BR
dc.subject.en Communicability evaluation pt_BR
dc.subject.es Communicability evaluation pt_BR
dc.description.abstracten Business models have been used to represent organizational contexts, expliciting relevant viewpoints of the business in order to speed up their change and evolution. The business models are considered a reference for various strategic actions, including communication between business and IT (Information Technology), trying to improve the alignment between the areas. In a context where IT becomes a critical factor for business success, problems in communication between business and IT areas can impact the alignment. The ability of a business model in communicating the business context (communicability) influences on the IT area understanding of business needs and demands to be identified, for example, for the specification of ISs (Information Systems) that effectively support the business. This work proposes the concept of communicability of business models based on semiotic theory, as an enabler aspect of the alignment between IT and business areas, with the specification of ISs as the primary objective of this alignment. A set of labels of communicability, which categorize communication ruptures in the specification of ISs from business models, was proposed. The labels of communicability were evaluated on case studies using real business models, showing that these labels form a basis for developing methods of communicability evaluation of business models for the specification of ISs. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Modelos de negócio têm sido utilizados para representar contextos organizacionais, explicitando informações sobre o negócio de forma a agilizar suas mudanças e evoluções. Os modelos de negócio são considerados instrumentos de referência para diversas ações estratégias, incluindo a comunicação entre o negócio e a TI (Tecnologia de Informação), buscando manter o alinhamento entre as áreas. Em um contexto onde a TI se torna fator crítico para o sucesso do negócio, problemas na comunicação entre as áreas de negócio e TI podem causar impactos no alinhamento. A capacidade de um modelo de negócio em comunicar o contexto do negócio (comunicabilidade) influencia o entendimento pela TI das necessidades e demandas a serem identificadas, por exemplo, para a especificação SIs (Sistemas de Informação) que apóiem de forma efetiva o negócio. Este trabalho propõe o conceito de comunicabilidade de modelos de negócio, baseado na teoria semiótica, como aspecto viabilizador do alinhamento entre as áreas de negócio e TI, tendo a especificação de SIs como objetivo principal de alinhamento. Um conjunto de etiquetas de comunicabilidade, que categorizam rupturas de comunicação na especificação de SI a partir de modelos de negócio, foi proposto. As etiquetas de comunicabilidade que integram este conjunto foram avaliadas em estudos de casos utilizando modelos de negócio reais, mostrando que estas etiquetas compõem uma base para o desenvolvimento de métodos de avaliação de comunicabilidade de modelos de negócio para a especificação de SIs. pt_BR
dc.subject.pt Alinhamento da TI ao Negócio pt_BR
dc.subject.pt Comunicabilidade pt_BR
dc.subject.pt Modelo de negócio pt_BR
dc.subject.pt Especificação de sistemas de informação pt_BR
dc.subject.pt Semiótica pt_BR
dc.subject.pt Avaliação de comunicabilidade pt_BR


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