dc.contributor.advisor |
Campos, Carlos Alberto Vieira |
|
dc.contributor.author |
Saraiva, Tiago do Vale |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-28T20:22:32Z |
|
dc.date.available |
2019-08-28T20:22:32Z |
|
dc.date.issued |
2018-09-21 |
|
dc.identifier.citation |
SARAIVA, Tiago do Vale. An application-driven framework for intelligent transportation systems using software-defined vehicular networks. 2018., 84f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12917 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
English |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
An application-driven framework for intelligent transportation systems using software-defined vehicular networks |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Lucena, Sidney Cunha de |
|
dc.contributor.referee |
Campos, Carlos Alberto Vieira |
|
dc.contributor.referee |
Lucena, Sidney Cunha de |
|
dc.contributor.referee |
Mello, Carlos Eduardo Ribeiro de |
|
dc.contributor.referee |
Rezende, José Ferreira de |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Intelligent Transportation Systems |
pt_BR |
dc.subject.en |
Vehicular Networks |
pt_BR |
dc.subject.en |
Software Defined Networks |
pt_BR |
dc.subject.en |
Smart Cities |
pt_BR |
dc.subject.en |
Emulation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Several urban problems have been solved with the use of technological resources in smart
cities. Intelligent transportation systems (ITS) aim to make transportation more efficient,
comfortable and safe. Vehicular communication networks provide the infrastructure that
supports the communication of modern ITS applications. These networks are formed by
moving vehicles connected to each other and to the city’s infrastructure, and are subject to
constant changes of topology, disconnections and congestion, depending on the dynamics
of natural mobility of vehicles. Different vehicular applications have different communication
requirements, such as delay and bandwidth, and dynamically supporting these
requirements in a complex environment such as vehicular networks is a great challenge.
The related works do not provide solutions that deal with this problem considering the
necessary aspects of both the applications and the vehicular communication networks.
This work addresses the problem and proposes a solution through a framework for the
deployment of vehicular networks that dynamically meet the requirements of different
ITS applications, through an approach with the use of software defined networks. The
proposal was validated through a realistic emulation strategy in a scenario of urban congestion
with vehicular applications with different bandwidth requirements and the results
were compared with an approach that makes use of quality of service mechanisms (QoS)
and another approach that does not prioritize any traffic. With the use of the proposed solution,
higher data reception rate and packet loss rates were obtained without significantly
impacting the communication time between the vehicles and the application servers. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Diversos problemas urbanos vêm sendo resolvidos com o uso de recursos tecnológicos
nas cidades inteligentes. Os sistemas inteligentes de transporte (ITS) visam tornar os
meios de transporte mais eficientes, confortáveis e seguros. As redes de comunicação
veiculares fornecem a infraestrutura que suporta a comunicação de modernas aplicações
ITS. Essas redes são formadas pelos veículos em movimento conectados entre si e com a
infraestrutura da cidade, e estão sujeitas a constantes mudanças de topologia, desconexões
e congestionamentos, em função da dinâmica de mobilidade natural dos veículos. As
diferentes aplicações veiculares possuem diferentes requisitos de comunicação como, por
exemplo, atraso e largura de banda, sendo que suportar de forma dinâmica esses requisitos
em um ambiente complexo como o das redes veiculares é um grande desafio. Os
trabalhos relacionados não fornecem soluções que tratem desse problema considerando
os aspectos necessários tanto das aplicações quanto da rede de comunicação veicular.
Este trabalho trata do problema e propõe uma solução através de um framework para a
implantação de redes veiculares que atendem dinamicamente aos requisitos de diferentes
aplicações ITS, através de uma abordagem com o uso de redes definidas por software. A
proposta foi validada através de uma estratégia de emulação realística em um cenário de
congestionamento urbano com aplicações veiculares com diferentes requisitos de largura
de banda e os resultados foram comparados com uma abordagem que faz uso de mecanismos
de qualidade de serviço (QoS) e outra que não faz priorização de tráfego. Com o
uso da solução proposta foram obtidos resultados superiores de taxa de recepção de dados
e perda de pacotes, sem impactar significativamente o tempo de comunicação entre
os veículos e os servidores das aplicações. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sistemas Inteligentes de Transporte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Redes Veiculares |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Redes Definidas por Software |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cidades Inteligentes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Emulação |
pt_BR |