dc.contributor.advisor |
Soares, Bruno César Brulon |
|
dc.contributor.author |
Guimarães, Aline Ramos Santiago |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-16T16:26:22Z |
|
dc.date.available |
2019-10-16T16:26:22Z |
|
dc.date.issued |
2019-05-02 |
|
dc.identifier.citation |
GUIMARÃES, Aline Ramos Santiago. O olhar poético de Carlos Moskovics: interpretação dos sentidos construídos na coleção de um fotógrafo. 2019. 226 f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12938 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O olhar poético de Carlos Moskovics: interpretação dos sentidos construídos na coleção de um fotógrafo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Carlos Moskovics's poetic look: interpretation of the senses built in a photographer's collection |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Soares, Bruno César Brulon |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Paula |
|
dc.contributor.referee |
Moraes, Julia Nolasco |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collection |
pt_BR |
dc.subject.en |
Photography |
pt_BR |
dc.subject.en |
Carlos Moskovics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musealization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Patrimonialization |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present research, in the form of a dissertation, investigates the poetic vision of Carlos Moskovics and performs the interpretation of the senses constructed in the collection of this photographer. It aapproaches photography as a historical and documentary record and also as a form of expression - and analyses the professional trajectory of this photographer. We argued about how the creative look and the technical quality of his works was fundamental to build what we call the Paths of the Look: between collecting and telling stories. We address issues that contribute to private and personal heritages to become public heritage in safeguards institutions. As a case study, we present the Foto-
Carlos collection safeguarded at the National Arts Foundation (FUNARTE). Another reflection raised regarded the bounds between collector and collection and the hypothesis that this photographer is the first collector of his work. According to our analysis, he does so by recognizing the cultural heritage that he had in hand. Finally, we raised some possibilities of interpretation based on excerpts from the interviews conducted aiming to contribute to the universe of issues in the scope of Museology and Heritage. In addition, we infer from these statements, if the poetic view of this photographer points to
an authorial type of photography and as a result of this look and its unfolding, if the Carlos Moskovics collection safeguarded at the Moreira Salles Institute (IMS) is going through a possible process of musealization. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho de pesquisa investiga o olhar poético de Carlos Moskovics e se propõe a interpretar os sentidos construídos na coleção desse fotógrafo. Aborda a fotografia como registro histórico e documental e também como forma de expressão – e analisa a trajetória profissional desse fotógrafo. Argumentamos sobre como o olhar criativo e a qualidade técnica do seu trabalho foi fundamental para construir o que intitulamos como: Caminhos do olhar: entre colecionar e contar histórias. Abordamos as questões que contribuem para um patrimônio privado e pessoal a se tornar patrimônio público em instituições de salvaguarda. Como estudo de caso, apresentamos a coleção
Foto-Carlos salvaguardada na Fundação Nacional das Artes (FUNARTE). Outro ponto de reflexão foram as relações entre colecionador e coleção e a hipótese de que esse fotógrafo teria sido o primeiro colecionador de sua obra e que assim o faz por reconhecer o patrimônio que tem em mãos. Finalmente, levantamos algumas possibilidades de interpretação, com base em trechos das entrevistas realizadas, tendo como objetivo o de contribuir para o universo das questões no âmbito da Museologia e do Patrimônio. Inferimos, com base nos depoimentos coletados, se o olhar poético desse fotógrafo aponta para um tipo de fotografia autoral e, em consequência desse olhar e de seus desdobramentos, se o acervo Carlos Moskovics salvaguardado no Instituto Moreira Salles (IMS) está em possível processo de musealização. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coleção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fotografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Carlos Moskovics |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Musealização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimonialização |
pt_BR |