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A música na formação e prática do professor unidocente: um estudo com professoras da rede adventista de educação

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dc.contributor.advisor Requião, Luciana
dc.contributor.author Leal, Ester Rodrigues Fernandes
dc.date.accessioned 2019-11-05T21:12:43Z
dc.date.available 2019-11-05T21:12:43Z
dc.date.issued 2019-08
dc.identifier.citation Leal, Ester Rodrigues Fernandes. A música na formação e prática do professor unidocente: um estudo com professoras da rede adventista de educação. Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12988
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A música na formação e prática do professor unidocente: um estudo com professoras da rede adventista de educação pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Requião, Luciana
dc.contributor.referee Rocha, Inês de Almeida
dc.contributor.referee Santos, Regina Marcia Simão
dc.contributor.referee Stencel, Ellen de Albuquerque Boger
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Adventist education pt_BR
dc.subject.en Generalist teacher pt_BR
dc.subject.en Musical education pt_BR
dc.description.abstracten This research investigates the formation and performance of teachers of the Adventist Education System in the southeast region of Brazil in order to understand how the different experiences and relationships with the music affect the professional practice of these teachers who work in basic education, bot are not specialists in music. Despite the indisputable presence of the music in the practice of generalist teachers, responsible for multidisciplinary teaching in Early Childhood Education and initial series of Elementary School, its musical training in Pedagogy courses has been pointed by researchers as insufficient or even non-existent, with very few exceptions. The present work makes a bibliographical review about the musical formation that the generalist teachers have received in Pedagogical courses and presents data of the southeastern region of Brazil: states of Rio de Janeiro, Minas Gerais and Espírito Santo. These states make up the Brazilian Southeastern Union, the Seventh-day Adventist church's administrative headquarters for all its activities, including basic and higher education. Although the southeastern Brazilian region also includes the state of São Paulo, it is not part of this research because it belongs to another administrative region of the Seventh-day Adventist church. The teachers of this System are supposed to have more frequent contact with music through congregational singing and are usually part of instrumental and vocal groups, such as choirs and/or ministries of praise at church services. The methodology adopted is the narrative research, through the approach of the life history, investigating the musical experiences and the impact that the religious experience can have in its performance. The detailed and final analysis of the data collected through this research reveals that despite the poor and unsatisfactory musical background obtained by most participants, this shortage could be largely met through informal teaching at home, school and church. This being the place of greatest influence on the quality and efficiency of music use in the classroom. It is hoped that this research can contribute in different ways not only to the academic and professional training of unidocent teachers surveyed, but also to advance in music education research in Brazil. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa investiga a formação e atuação dos professores da rede adventista de educação da região sudeste brasileira a fim de compreender como as diferentes experiências e relações com a música incidem sobre a prática profissional desses docentes que atuam na educação básica, porém não são especialistas em Música ou Educação Musical. Apesar da indiscutível presença da música na prática dos professores unidocentes, responsáveis pela docência multidisciplinar na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, sua formação musical, nos cursos de Pedagogia, tem sido apontada por pesquisadores como insuficiente ou até mesmo inexistente, com pouquíssimas exceções. O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica a respeito da formação musical que os professores unidocentes têm recebido em cursos de Pedagogia e apresenta dados da região sudeste do Brasil: estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Esses estados compõem a União Sudeste Brasileira, sede administrativa da igreja adventista do sétimo dia para todas as suas atividades, incluindo a educação básica e a superior. Apesar da região sudeste brasileira contemplar também o estado de São Paulo, esse não faz parte desta pesquisa pois pertence a outra região administrativa da igreja adventista do sétimo dia. Foi importante considerar que os docentes dessa rede supostamente possuem um contato mais frequente com a música através do canto congregacional e comumente fazem parte de grupos instrumentais, vocais como corais e/ou ministérios de louvor da denominação. A metodologia adotada é a pesquisa narrativa, através da abordagem da história de vida, investigando as experiências musicais e o impacto que a vivência religiosa pode ter em sua atuação. A análise detalhada e final dos dados levantados por meio desta pesquisa revela que apesar da formação musical deficiente e insatisfatória obtida pela maioria das participantes, essa carência pôde ser suprida, em grande parte por meio do ensino informal no lar, na escola e na igreja, sendo essa o local de maior influência na qualidade e eficiência da utilização da música em sala de aula. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir em diferentes aspectos não somente para a formação acadêmico-profissional dos professores unidocentes pesquisados, mas também para avançar na pesquisa em educação musical do Brasil. pt_BR
dc.subject.pt Educação musical pt_BR
dc.subject.pt Professor unidocente pt_BR
dc.subject.pt Educação Adventista pt_BR


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