DSpace Repository

A música eletrônica da diáspora Africana nas Américas e sua invisibilidade no contexto escolar

Show simple item record

dc.contributor.advisor Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.author Oliveira, Monica de
dc.date.accessioned 2019-11-05T21:12:59Z
dc.date.available 2019-11-05T21:12:59Z
dc.date.issued 2019-07
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Monica. A música eletrônica da diáspora africana nas Américas e sua invisibilidade no contexto escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12990
dc.description N/A pt_BR
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A música eletrônica da diáspora Africana nas Américas e sua invisibilidade no contexto escolar pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Palombini, Carlos
dc.contributor.referee Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.referee Palombini, Carlos
dc.contributor.referee Lima, Agusto César Gonçalves e
dc.contributor.referee Araújo, Samuel Mello
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Afro-American Electronic Music pt_BR
dc.subject.en Carioca's Funk pt_BR
dc.subject.en Racism in the School pt_BR
dc.subject.en Social Justice pt_BR
dc.subject.en Inclusive Musical Education pt_BR
dc.description.abstracten Electronic dance music from the African diaspora in the Americas is absent from the formal teaching of music in regular schools. Its invisibility entails a lack of awareness of historical and present day contexts related to the origins of this musical style and its broad range of social, cultural, ancestral, behavioral and transnational connections. This same invisibility is also linked to continuous and broad discriminatory processes along social and racial lines. Drawing on personal experiences of relationships between teacher and students in the classroom, this research seeks to demonstrate multiples factors that may favor and worsen this discriminatory process, while demonstrating the pedagogical potential of African American electronic dance music. In doing so, I expect to broaden the capacity of musical teaching to be inclusive and to transform the society where in it belongs so as to build a future of equality between all the beings and a social reality deserving of the name “human”, and this requires the acceptance of differences among people. The teaching of art, music in this case, shows to play an especial role toward this apparently utopian goal. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt A música eletrônica da diáspora africana nas Américas encontra-se ausente do ensino formal de música das escolas regulares, e sua invisibilidade termina por gerar uma falta de contextualização tanto sobre o surgimento deste estilo musical como de sua abrangência e de suas conexões sociais, culturais, ancestrais, comportamentais e transnacionais. Essa invisibilidade também está interligada com processos discriminatórios contínuos e amplos de segmentos sociais e raciais. A partir de uma experiência pessoal da relação entre professor e alunos em sala de aula, esta pesquisa aborda os variados fatores que favorecem e fomentam este processo de invisibilidade, assim como parte da potencialidade pedagógica da música eletrônica dançante afro-americana. Desta forma, os questionamentos visam a ampliar a capacidade do ensino musical em ser inclusivo e transformador da sociedade em que se encontra, para construir um futuro de igualdade entre os seres e uma realidade social que faça jus ao nome de humana, e esse desafio passa necessariamente pela aceitação das diferenças entre as pessoas. O ensino das artes, e da música neste caso, demonstra possuir um papel especial no rumo a esse aparentemente utópico objetivo. pt_BR
dc.subject.pt Música eletrônica afro-americana pt_BR
dc.subject.pt Funk carioca pt_BR
dc.subject.pt Racismo na escola pt_BR
dc.subject.pt Justiça social pt_BR
dc.subject.pt Educação musical inclusiva pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|