dc.contributor.advisor |
Requião, Luciana |
|
dc.contributor.author |
Conceição, Luanna Luciano |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-05T21:13:16Z |
|
dc.date.available |
2019-11-05T21:13:16Z |
|
dc.date.issued |
2019-07 |
|
dc.identifier.citation |
Conceição, Luanna Luciano. Pedagogia Waldorf e a música na sala de aula: um estudo na escola municipal Cecilia Meireles. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós- Graduação em Música. 2019 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12992 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Pedagogia Waldorf e a música na sala de aula: um estudo na escola municipal Cecilia Meireles |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Requião, Luciana |
|
dc.contributor.referee |
Duarte, Monica de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Marton, Silmara Lidia |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Waldorf Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Basic Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teacher Unidocent |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The general objective of the work is to investigate how the principles of Waldorf Pedagogy and music manifest themselves, in the classroom, in the Municipal School Cecilia Meireles. Waldorf Pedagogy began in 1919 in Germany, its founder Rudolf Steiner developed a pedagogy based on Anthropology, which is responsible for the profound knowledge of the human being, seeking the balance between soul, body and spirit. One of the main features of Waldorf Education is the appreciation of artistic activities, which in turn are not seen as extracurricular disciplines, but as an essential part of the entire learning process. Considering that the presence of music next to the work of the American teacher has been highlighted as of little relevance in the context of Early Childhood Education and early elementary school series in non-Waldorf schools ((FIGUEIREDO, 2004 and 2017; BELLOCHIO, 2016 and 2017; and REQUIÃO, 2013, 2017, 2018 e 2019, and others) this work sought to understand the specificities of the presence of music in the classroom in a school guided by the principles of Waldorf Pedagogy. Through the study of such principles, interviews with school teachers and an “ethnography of the classroom”, it is noted that Waldorf Pedagogy is founded on the search for human development from an intense contact with artistic practices and that the whole Waldorf environment, along with the artistic training of its professionals, contributes to the music in the classroom presenting itself in a constant and meaningful way. In this way it is understood that Waldorf Pedagogy points out a path that can collaborate with non-Waldorf education networks and contributes to the process of training of US teachers (Waldorf or not)thus contributing to the practice of a Musical Education more present in schools. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objetivo geral do trabalho é investigar como os princípios da Pedagogia Waldorf e a música se manifestam em sala de aula a partir de um estudo realizado na Escola Municipal Cecilia Meireles. A Pedagogia Waldorf surgiu no ano 1919 na Alemanha, seu fundador Rudolf Steiner elaborou uma pedagogia baseada na antroposofia, que é responsável pelo conhecimento profundo do ser humano, buscando o equilíbrio entre alma, corpo e espírito. Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é a valorização das atividades artísticas, que por sua vez não são vistas como disciplinas extracurriculares, mas sim como parte essencial de todo processo de ensino aprendizagem. Tendo em vista que a presença da música junto ao trabalho do professor unidocente vem sendo destacada como de pouca relevância no contexto da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas não Waldorf (FIGUEIREDO, 2004 e 2017; BELLOCHIO, 2016 e 2017; e REQUIÃO, 2013, 2017, 2018 e 2019 e outros) este trabalho buscou compreender as especificidades da presença da música na sala de aula em uma escola orientada pelos princípios da Pedagogia Waldorf. Por meio do estudo de tais princípios, de entrevistas com professoras da escola e de uma “etnografia da sala de aula”, observa-se que a Pedagogia Waldorf tem como fundamento a busca pelo desenvolvimento humano a partir de um intenso contato com práticas artísticas e que todo o ambiente Waldorf, juntamente com a formação artística de seus profissionais, contribui para que a música na sala de aula apresente-se de forma constante e significativa. Dessa forma entende-se que a Pedagogia Waldorf aponta um caminho que pode colaborar com redes de ensino não Waldorf e contribuir no processo de formação de professores unidocentes (Waldorf ou não), colaborando assim para prática de uma Educação Musical mais presente nas escolas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedagogia Waldorf |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Básica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Professor Unidocente |
pt_BR |