dc.contributor.advisor |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.author |
Honório, Gláucio de Vasconcellos |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-16T21:38:53Z |
|
dc.date.available |
2019-12-16T21:38:53Z |
|
dc.date.issued |
2018-08 |
|
dc.identifier.citation |
HONÓRIO, Gláucio de Vasconcellos. Integração curricular no ciclo de alfabetização em Armação dos búzios e Guapimirim. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13014 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Integração curricular no ciclo de alfabetização em Armação dos búzios e Guapimirim |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Curricular integration in the literacy cycle in Frame of búzios and Guapimirim |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.contributor.referee |
Frangella, Rita de Cássia Prazeres |
|
dc.contributor.referee |
Fernandes, Claudia de Oliveira |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curricular integration |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literacy Cycle |
pt_BR |
dc.subject.en |
Formation cycle |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research investigates the curricular integration in the literacy cycles of the Municipal Teaching Networks of Armação dos Búzios and Guapimirim. It has as reference the training cycles, which consider that, like human development, the learning is continuous and uninterrupted. Given this assumption, the curriculum of the literacy cycle will have as its characteristic an integrative approach that articulates aspects related to school education and students' lives. The objective of this research was to understand the existence or not of integration practices in the curricula of the literacy cycle of said municipal education networks, so that it was possible to perceive if there was integration of the knowledge between each other and of the knowledge between the years that compose the cycle . It should be noted that we study studies on curricular integration in its two aspects: the first, which conceives of curricular integration as the integration of curricular knowledge, systematized through interdisciplinarity; the second, which conceives of curricular integration as a broad process of articulation of knowledge, interpersonal relationships, social reality and is alternative to the disciplinary curriculum, since it is organized through the student interests. The conclusions indicate, in general, that the work of the regents studied tends towards the integrative approach. Finally, it is important to highlight that this work intends to contribute to the deepening of the reflections about the curricular integration, specifically in the literacy cycle, in the two researched education networks. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa investiga a integração curricular nos ciclos de alfabetização das Redes Municipais de Ensino de Armação dos Búzios e Guapimirim. Tem como referência os ciclos de formação, no entendimento de que, assim como o desenvolvimento humano, as aprendizagens são contínuas e ininterruptas. Diante desse pressuposto, o currículo do ciclo de alfabetização teria como característica uma abordagem integradora, que articulasse aspectos relacionados à educação escolar e à vida de alunos e alunas. O objetivo desta pesquisa foi compreender a existência ou não de práticas de integração nos currículos do ciclo de alfabetização das referidas redes municipais de ensino, de forma que fosse possível perceber se havia integração dos conhecimentos entre si e dos conhecimentos entre os anos que compõem o ciclo. Cabe destacar que analisamos os estudos sobre integração curricular em suas duas vertentes: a primeira, que concebe a integração curricular como a de integração de saberes curriculares, sistematizados por meio da interdisciplinaridade; a segunda, que concebe a integração curricular como um processo amplo de articulação de conhecimentos, relações interpessoais, realidade social e é alternativo ao currículo disciplinar, já que se organiza por meio dos interesses discentes. As conclusões apontam, de forma geral, que o trabalho dos regentes pesquisados tende para a abordagem integradora. E por fim, é importante destacar que este trabalho pretendeu contribuir com o aprofundamento das reflexões sobre a integração curricular, especificamente no ciclo de alfabetização, nas duas redes de ensino pesquisadas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Integração curricular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ciclo de Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ciclo de Formação |
pt_BR |