DSpace Repository

Organização curricular no município de São gonçalo: uma adequação da série ao ciclo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.author Santos, Karla Cristina de Souza
dc.date.accessioned 2019-12-19T16:51:46Z
dc.date.available 2019-12-19T16:51:46Z
dc.date.issued 2017-08
dc.identifier.citation SANTOS, Karla Cristina de Souza. Organização curricular no município de São gonçalo: uma adequação da série ao ciclo. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13015
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Organização curricular no município de São gonçalo: uma adequação da série ao ciclo pt_BR
dc.title.alternative Curricular organization in the municipality of São gonçalo: the adequacy of the series to the cycle pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.referee Araújo, Mairce da Silva
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Cycles pt_BR
dc.subject.en School curriculum pt_BR
dc.subject.en Cycle Implementation pt_BR
dc.subject.en Curricular Policies pt_BR
dc.description.abstracten The present work is part of the line of research known as Educational Practices, Languages and Technology, of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) - PPGEdu / UNIRIO and, based on research carried out in the municipality of São Gonçalo, State of Rio de Janeiro, seeks to understand how and when the curriculum used in the District approaches / distances itself from the conception of education represented by the Cycles, by asking the main question: Why in a school organized in Cycles, the curriculum remains serial? To answer this question, we opted for a qualitative research, with semi-structured interviews, carried out with teachers of the first cycle from a school of the aforementioned municipality, besides analysis of published official documents. The aim was to: understand the conception of curriculum present in the school; to know the strategies used to respond to the demands of the cycle system and understand the specificities of this curricular organization in the municipality. The conclusions point to the fact that there is still a need for discussion at the researched school regarding the importance of a curricular restructuring and the way in which the same is conceived since it reproduces orders and traditional rituals. However, in the practices observed, we noted signs that point to an attempt of transformation, in which learning is closer to the reality of the students, bringing meaning to the learning experience and making the school a place that serves everyone in their right to education. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - PPGEdu/UNIRIO e, a partir de pesquisa realizada no município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, busca compreender como e quando o currículo praticado na rede se aproxima/distancia da concepção de ensino representada pelos Ciclos, tendo como principal questionamento: por que, em uma escola organizada em Ciclos, o currículo se mantém seriado? Para responder a esta pergunta, optou-se por uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, realizadas com professoras do 1º ciclo, de uma escola do referido município, além de análise de documentos oficiais publicados, objetivando perceber a concepção de currículo presente na escola; conhecer as estratégias que são utilizadas para responder às demandas do regime de ciclos e perceber as especificidades desta organização curricular no município. As conclusões apontam para o fato de que ainda há necessidade de discussão, na escola pesquisada, quanto à importância de uma reestruturação curricular e na maneira com que o currículo é concebido, uma vez reproduz ordens e rituais bem tradicionais. Entretanto, nas práticas observadas, foi possível perceber sinais que apontam para uma tentativa de transformação, a qual a aprendizagem se aproxima mais da realidade dos alunos, trazendo sentido à escolarização e fazendo da escola um lugar que atenda a todos em seu direito à educação. pt_BR
dc.subject.pt Ciclos pt_BR
dc.subject.pt Currículo Escolar pt_BR
dc.subject.pt Implementação dos Ciclos pt_BR
dc.subject.pt Políticas Curriculares pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|