dc.contributor.advisor |
Fetzner, Andréa Rosana |
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dc.contributor.author |
Santos, Karla Cristina de Souza |
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dc.date.accessioned |
2019-12-19T16:51:46Z |
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dc.date.available |
2019-12-19T16:51:46Z |
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dc.date.issued |
2017-08 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Karla Cristina de Souza. Organização curricular no município de São gonçalo: uma adequação da série ao ciclo. 2017. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13015 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Organização curricular no município de São gonçalo: uma adequação da série ao ciclo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Curricular organization in the municipality of São gonçalo: the adequacy of the series to the cycle |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
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dc.contributor.referee |
Araújo, Mairce da Silva |
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dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cycles |
pt_BR |
dc.subject.en |
School curriculum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cycle Implementation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curricular Policies |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work is part of the line of research known as Educational Practices, Languages and Technology, of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of the State of Rio de Janeiro (UNIRIO) - PPGEdu / UNIRIO and, based on research carried out in the municipality of São Gonçalo, State of Rio de Janeiro, seeks to understand how and when the curriculum used in the District approaches / distances itself from the conception of education represented by the Cycles, by asking the main question: Why in a school organized in Cycles, the curriculum remains serial? To answer this question, we opted for a qualitative research, with semi-structured interviews, carried out with teachers of the first cycle from a school of the aforementioned municipality, besides analysis of published official documents. The aim was to: understand the conception of curriculum present in the school; to know the strategies used to respond to the demands of the cycle system and understand the specificities of this curricular organization in the municipality. The conclusions point to the fact that there is still a need for discussion at the researched school regarding the importance of a curricular restructuring and the way in which the same is conceived since it reproduces orders and traditional rituals. However, in the practices observed, we noted signs that point to an attempt of transformation, in which learning is closer to the reality of the students, bringing meaning to the learning experience and making the school a place that serves everyone in their right to
education. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas, Linguagens e
Tecnologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - PPGEdu/UNIRIO e, a partir de pesquisa realizada no município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, busca compreender como e quando o currículo praticado na rede se aproxima/distancia da concepção de ensino representada pelos Ciclos, tendo como principal questionamento: por que, em uma escola organizada em Ciclos, o currículo se mantém seriado? Para responder a esta pergunta, optou-se por uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas, realizadas com professoras do 1º ciclo, de uma escola do referido município, além de análise de documentos oficiais publicados, objetivando perceber a concepção de currículo presente na escola; conhecer as estratégias que são utilizadas para responder às demandas do regime de ciclos e perceber as especificidades desta organização curricular no município. As conclusões apontam para o fato de que ainda há necessidade de discussão, na escola pesquisada, quanto à importância de uma reestruturação
curricular e na maneira com que o currículo é concebido, uma vez reproduz ordens e rituais bem tradicionais. Entretanto, nas práticas observadas, foi possível perceber sinais que apontam para uma tentativa de transformação, a qual a aprendizagem se aproxima mais da realidade dos alunos, trazendo sentido à escolarização e fazendo da escola um lugar que atenda a todos em seu direito à educação. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ciclos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículo Escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Implementação dos Ciclos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas Curriculares |
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