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Redes de etnoeducadores/as no trânsito Brasil – Colômbia: um estudo a partir das pedagogias decoloniais e da interculturalidade crítica

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dc.contributor.advisor Miranda, Claudia
dc.contributor.author Vaz, Danielle de Deus França Gomes Galvão
dc.date.accessioned 2019-12-19T17:02:23Z
dc.date.available 2019-12-19T17:02:23Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation VAZ, Danielle de Deus França Gomes Galvão. Redes de etnoeducadores/as no trânsito Brasil – Colômbia: um estudo a partir das pedagogias decoloniais e da interculturalidade crítica. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13016
dc.description.sponsorship CNPQ pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Redes de etnoeducadores/as no trânsito Brasil – Colômbia: um estudo a partir das pedagogias decoloniais e da interculturalidade crítica pt_BR
dc.title.alternative Ethnic educators in Brazil-Colombia traffic: a study based on decolonial pedagogies and critical intercultuality pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Miranda, Claudia
dc.contributor.referee Santos Junior, Renato Nogueira dos
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Curricular disputes pt_BR
dc.subject.en Network training pt_BR
dc.subject.en Decolonial Pedagogies pt_BR
dc.subject.en Black Movements pt_BR
dc.subject.en Intercultural Education pt_BR
dc.description.abstracten This paper is about the role of networks of ethno-educators in Latin America, focusing on the experiences of Brazil and Colombia. In Colombia, the "Network of Teachers and Teachers of Ananse" composed of men and women and in Brazil the Black Carribean Network of Ethno-educators composed of women committed to the antiracist struggle. The networks were selected because we were aligned in a broader research, carried out in partnership with Colombian groups interested in their practices and actions to understand how these movements can contribute to the debate on the pedagogical alternatives in countries with deep inequalities and when it comes to pursuing political and pedagogical alternatives. We start from the assumption that adopting a decolonial theoretical scope it is possible to examine key aspects of the proposals that are understood here as that of self-managed and continuous formation. There seems to be the elaboration / execution of an alternative project where the approximation of these organized collectives suggests intersections where the motto is the African Diaspora in Latin America. The research is qualitative and relies on the studies of authors / s indispensable for an analysis of decolonial and intercultural basis. It is questioned how these educators, activists, free thinkers and academics understand their life trajectories and how they print projects with fundamental interfaces, Brazil and Colombia being strategic contexts when the theme is the struggle of social movements education for ethnic-racial relations. The theoretical-epistemic basis includes the concepts of networks, black movements, decolonial pedagogies, interculturality and teacher training. We emphasize that the epistemological options constitute as choices in the academic field and at the same time in the political field, in a perspective of facing the inequalities imposed by a system sustained by colonial and capitalist inspirations. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho é sobre o papel das Redes de Etnoeducadores/as na América Latina tendo como foco as experiências do Brasil e da Colômbia. Na Colômbia, a “Red de Maestros y Maestras Hilos de Ananse” composta por homens e mulheres e no Brasil a Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras composta por mulheres comprometidas com a luta antirracista. As redes foram selecionadas por estarmos alinhadas/os em uma pesquisa mais ampla, realizada em parceria com grupos da Colômbia interessando-nos suas práticas e ações para compreender de que maneira estes movimentos podem contribuir para o debate sobre as alternativas pedagógicas em países com desigualdades profundas e pautas muito próximas quando se trata de perseguir alternativas políticas e pedagógicas. Partimos do pressuposto de que adotando um escopo teórico decolonial é possível examinar aspectos chaves das propostas que são aqui entendidas como que de formação autogestionada e contínua. Parece existir a elaboração/execução de um projeto alternativo onde a aproximação desses coletivos organizados sugere interseções onde o mote é a Diáspora Africana na América Latina. A pesquisa é de cunho qualitativo e se apoia nos estudos de autoras/es indispensáveis para uma análise de base decolonial e intercultural. Questiona-se como estas/es educadoras/es, ativistas, livre pensadoras/es e acadêmicas/os entendem suas trajetórias de vida e como imprimem projetos com interfaces fundamentais sendo o Brasil e a Colômbia contextos estratégicos quando o tema é a luta de movimentos sociais negros por educação para as relações étnico-raciais. A base teórico-epistêmica inclui os conceitos de redes, movimentos negros, pedagogias Decoloniais, interculturalidade e formação docente. Destacamos que as opções epistemológicas se constituem como escolhas no campo acadêmico e ao mesmo tempo no campo político, em uma perspectiva de enfrentamento das desigualdades impostas por um sistema sustentado por inspirações coloniais e capitalistas. pt_BR
dc.subject.pt Disputas curriculares pt_BR
dc.subject.pt Formação em rede pt_BR
dc.subject.pt Pedagogias Decoloniais pt_BR
dc.subject.pt Movimentos Negros pt_BR
dc.subject.pt Educação Intercultural pt_BR


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