DSpace Repository

Preconceito Racial na Escola: Contribuições da Capoeira Angola para uma Educação Física Reflexiva

Show simple item record

dc.contributor.advisor Souza, Maria Elena Viana
dc.contributor.author San Gil, Daniel da Silva
dc.date.accessioned 2019-12-19T17:04:39Z
dc.date.available 2019-12-19T17:04:39Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation SAN GIL, Daniel da Silva. Preconceito Racial na Escola: Contribuições da Capoeira Angola para uma Educação Física Reflexiva. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13017
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Preconceito Racial na Escola: Contribuições da Capoeira Angola para uma Educação Física Reflexiva pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana
dc.contributor.referee Silva, Marcos Antônio Carneiro da
dc.contributor.referee Fetzner, Andrea Rosana
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en School gym pt_BR
dc.subject.en Capoeira angola pt_BR
dc.subject.en Racism pt_BR
dc.description.abstracten The following work looks for contributing in the discussion about the inclusion and permanence of african and afro-descendants contents in the school physical education curriculum of the first segment of elementary school in public schools of Rio de Janeiro city. The sample was composed by teachers that work in educational public establishments, and is put in the agenda the importance of this contents into the education of a better reflexive skill, using as an example to this discussion the capoeira angola subject. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho busca contribuir na discussão sobre a inclusão e permanência de conteúdos africanos e afro-descendentes no currículo de educação física escolar do primeiro segmento do ensino fundamental de escolas públicas do Rio de Janeiro. São utilizados como amostra professores que trabalham nos estabelecimentos públicos de ensino, e é colocada em pauta a questão da importância desses conteúdos para a formação de um aluno com uma capacidade reflexiva maior, utilizando como exemplo para essa discussão a capoeira angola. pt_BR
dc.subject.pt Educação física escolar pt_BR
dc.subject.pt Capoeira angola pt_BR
dc.subject.pt Racismo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|