dc.contributor.advisor |
Souza, Maria Elena Viana |
|
dc.contributor.author |
San Gil, Daniel da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-19T17:04:39Z |
|
dc.date.available |
2019-12-19T17:04:39Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
SAN GIL, Daniel da Silva. Preconceito Racial na Escola: Contribuições da Capoeira Angola para uma Educação Física Reflexiva. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13017 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Preconceito Racial na Escola: Contribuições da Capoeira Angola para uma Educação Física Reflexiva |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Marcos Antônio Carneiro da |
|
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andrea Rosana |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
School gym |
pt_BR |
dc.subject.en |
Capoeira angola |
pt_BR |
dc.subject.en |
Racism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The following work looks for contributing in the discussion about the inclusion and permanence of african and afro-descendants contents in the school physical education curriculum of the first segment of elementary school in public schools of Rio de Janeiro city. The sample was composed by teachers that work in educational public establishments, and is put in the agenda the importance of this contents into the education of a better reflexive skill, using as an example to this discussion the capoeira angola subject. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho busca contribuir na discussão sobre a inclusão e permanência de conteúdos africanos e afro-descendentes no currículo de educação física escolar do primeiro segmento do ensino fundamental de escolas públicas do Rio de Janeiro. São utilizados como amostra professores que trabalham nos estabelecimentos públicos de ensino, e é colocada em pauta a questão da importância desses conteúdos para a formação de um aluno com uma capacidade reflexiva maior, utilizando como exemplo para essa discussão a capoeira angola. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação física escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Capoeira angola |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Racismo |
pt_BR |