dc.contributor.advisor |
Esteves, Luiz Carlos Gil |
|
dc.contributor.author |
Lemos, Amanda Guerra de |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-19T17:08:33Z |
|
dc.date.available |
2019-12-19T17:08:33Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-31 |
|
dc.identifier.citation |
LEMOS, Amanda Guerra de. “Despeja na EJA”: reflexões acerca da migração perversa de jovens para o peja no município do Rio de janeiro. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13019 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
“Despeja na EJA”: reflexões acerca da migração perversa de jovens para o peja no município do Rio de janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflections in the perverse migration of younths to the youth and adults education program in the city Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Esteves, Luiz Carlos Gil |
|
dc.contributor.referee |
Brenner, Ana Karina |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Eliane Ribeiro |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth and Adult Education Program |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youths |
pt_BR |
dc.subject.en |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Perverse Shift |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study discusses the process of juvenilization of youth and adult education (EJA in Portuguese) in the municipality of Rio de Janeiro. The survey consisted of a case study carried out in the 2016 school year, and reviewed the process of "perverse shift" of 15 and 16 year-old young people from a municipal school being transferred from the sequential Elementary Education to the Youth and Adult Education program (PEJA in Portuguese) offered in the night hours. It was assumed that the Youth and Adult Education should be an additional option of education for young people - a choice. But is there really a choice? And who makes this choice? In order to reach the goals of the research, young pupils, teachers and the directive-pedagogical team had been interviewed. The research of the shifted students' histories was done through the analysis of documents available in the database of the school. Some of the benchmarks used for our reflections were provided by Fávero, Gadotti, Arroyo, Abramo, Pelegrino, Andrade and Rummert, among other authors who discuss and question the concept of youth, the grassroots schooling processes and youth and adult education. The results showed the use of the PEJA predominantly as a schooling flow correction policy, which contributes to make the program a mechanism to validate this perverse shift. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho discute o processo de juvenilização da Educação e Jovens e Adultos (EJA) no município do Rio de Janeiro. A pesquisa consistiu em um estudo de caso, realizado no ano letivo de 2016, e analisou o processo de “migração perversa” de jovens de 15 e 16 anos de uma escola pública municipal transferidos do Ensino Fundamental sequencial para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), oferecido no horário noturno. Partiu-se do princípio que estar na EJA deveria ser mais uma opção de escolaridade para os jovens, uma escolha. Mas, na prática, existe escolha? E quem faz essa escolha? Para alcançar os objetivos da pesquisa foram entrevistados jovens alunos, professores regentes e a equipe diretiva-pedagógica. A investigação dos percursos escolares dos estudantes migrados deu-se por meio da análise de documentos disponíveis no banco de dados da escola. Fávero, Gadotti, Arroyo, Abramo, Peregrino, Andrade e Rummert, entre outros, autores que discutem e problematizam o conceito de juventude, os processos de escolarização das classes populares e a Educação de Jovens e Adultos, forneceram alguns dos referenciais que serviram de base para nossas reflexões. Os resultados encontrados denunciam a utilização do PEJA predominantemente como política de correção do fluxo escolar, prática esta que concorre para tornar o Programa um mecanismo de legitimação dessa migração perversa. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Programa de Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Juventudes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Migração Perversa |
pt_BR |