dc.contributor.advisor |
Bernado, Elisangela da Silva |
|
dc.contributor.author |
Abreu, Valéria Fernandes de |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-19T17:11:46Z |
|
dc.date.available |
2019-12-19T17:11:46Z |
|
dc.date.issued |
2017-06-30 |
|
dc.identifier.citation |
ABREU, Valéria Fernandes de. Gestão democrática em escolas de tempo integral: um olhar sobre as ações de gestores escolares. 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13021 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Gestão democrática em escolas de tempo integral: um olhar sobre as ações de gestores escolares |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Democratic management in full-time schools: a look at the actions of school managers |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Bernado, Elisangela da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Menezes, Janaína Specht da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Najjar, Jorge Nassim Vieira |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Democratic School Management |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Policy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mais Educação Program |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study has the general objective of analyzing school management, from a democratic perspective, in two public schools of the Municipality of Rio de Janeiro, in the Grande Tijuca region, from the implementation of the Mais Educação Program (PME), focusing on the participation category. The research is qualitative. To reflect on the topics addressed, the bibliographical research was adopted and documentary analysis, focusing mainly on the study of democratic management and full time education. As far as the field research the actions of the school administrators were observed as well as semi-structured interviews. In the data analysis, it was decided to bring thematic axes for the systematization of the research findings. The school management procedures of the schools investigated were analyzed in order to understand if the basic characteristics of a democratic management process were strengthened with the Mais Educação Program. There were also some advances. In the schools analyzed with regard to the adaptation of school spaces in order to accommodate the workshops of the Program. On the other hand, we noticed that many aspects of an undemocratic management are maintained and that there is little participation of the school segments in the management of the units. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo tem como objetivo geral analisar a gestão escolar na perspectiva democrática, em duas escolas públicas do Município do Rio de Janeiro, na região da Grande Tijuca, a partir da implementação do Programa Mais Educação (PME), com foco na categoria participação. A pesquisa é de cunho qualitativo. Para refletir sobre as temáticas abordadas, foi adotada a pesquisa bibliográfica e a análise documental, voltando-se principalmente para o estudo da gestão democrática e da Educação e(m) Tempo Integral. No que tange à pesquisa de campo, foram observadas as ações dos gestores escolares e também realizadas entrevistas semiestruturadas. Na análise de dados, optou-se por trazer eixos temáticos para a sistematização dos achados da pesquisa. Os trâmites da gestão escolar das escolas investigadas foram analisados a fim de perceber se as características básicas de um processo de gestão democrática foram fortalecidas com o Programa Mais Educação. Foram observados ainda alguns avanços nas escolas analisadas, no que se refere à adaptação dos espaços escolares, no intuito de acolher as oficinas do Programa. Em contrapartida, percebemos que muitos traços de uma gestão não democrática se mantêm e que há pouca participação dos segmentos escolares na gestão das unidades. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão Escolar Democrática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Política Pública |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Programa Mais Educação |
pt_BR |