DSpace Repository

Ciclos e avaliações externas: como essas duas lógicas se entrecruzam no cotidiano de escolas da rede municipal de Nova Iguaçu?

Show simple item record

dc.contributor.advisor Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.author Silva, Nathalia Christine Santos Corrêa da
dc.date.accessioned 2019-12-19T19:13:47Z
dc.date.available 2019-12-19T19:13:47Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation SILVA, Nathalia Christine Santos Corrêa da. Ciclos e avaliações externas: como essas duas lógicas se entrecruzam no cotidiano de escolas da rede municipal de Nova Iguaçu?. 2017. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13022
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ciclos e avaliações externas: como essas duas lógicas se entrecruzam no cotidiano de escolas da rede municipal de Nova Iguaçu? pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Fetzner, Andréa Rosana
dc.contributor.referee Paro, Vitor Henrique
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en School organization in cycles pt_BR
dc.subject.en External comments pt_BR
dc.subject.en Democratization of public school pt_BR
dc.description.abstracten The present research starts from the observation that the school learning in cycles was conceived as a possibility to question the hierarchical system, selective and excludes the tax on the serial logic, representing, it is part of a project of democratization of the public school. However, an analysis of studies in the area of Education, which demonstrates the debate around the organization in cycles and its possibilities. In this context, two logics coexist in the school space: a logic of cycles, based on humanization, solidarity and global student formation; It is a logic of external reviews, guided by the need for classification, hierarchy, selection and accountability, a study of schools and teachers. Given the evident antagonism, this research seeks to identify how they are effective and intertwine as two non-daily logics of schools in the Municipality of Nova Iguaçu; Which are influences from one to another; As well as what are the possibilities of overcoming the selective and exclusionary logic, in favor of a more supportive and democratic school. It is a qualitative research that performs a review of articles, the study of documents and interviews with the subjects that work in the cycle. As a result, interferences were observed in the external evaluations on how the practices of the teachers working with the cycles, with indications of a concern with alternative origins. It was also possible to perceive that the questioning formulated for educators about their actions that exceed the limits of sales of external publications, promoting pedagogical alternatives that consolidate the establishment of new school conceptions, did not evaluate the differences of learning in its forms and times. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente pesquisa parte da observação de que a enturmação escolar em ciclos foi concebida como uma possibilidade de questionar o sistema hierarquizante, seletivo e excludente imposto pela lógica seriada, representando, pois, parte de um projeto de democratização da escola pública. Todavia, a análise dos estudos na área da Educação demonstra que o debate em torno da organização em ciclos e de suas possibilidades vem sendo arrefecido na mesma proporção em que se fortalece o discurso sobre uma qualidade educacional referenciada por resultados obtidos em avaliações padronizadas. Nesse contexto, duas lógicas passam a coexistir no espaço escolar: a lógica dos ciclos, fundamentada na humanização, na solidariedade e na formação integral do estudante; e a lógica das avaliações externas, pautada pela necessidade de classificação, hierarquização, seleção e responsabilização, sobretudo de escolas e professores. Dado o antagonismo evidente, esta pesquisa busca identificar como se efetivam e se entrecruzam as duas lógicas no cotidiano de escolas do Município de Nova Iguaçu; quais as influências de uma sobre a outra; bem como quais as possibilidades de superação da lógica seletiva e excludente, em prol de uma escola mais solidária e democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que realiza a revisão de artigos, o estudo de documentos e entrevistas com os sujeitos que atuam no ciclo. Como resultado, foram observadas interferências das avaliações externas sobre as práticas das professoras que trabalham com os ciclos, com indícios de uma preocupação originada pelas próprias docentes para que os estudantes obtenham bons resultados. Também foi possível perceber que os questionamentos formulados pelas educadoras acerca de suas ações fazem com que ultrapassem os limites impostos pelas avaliações externas, promovendo alternativas pedagógicas que fortalecem o estabelecimento de novas relações escolares, fundadas no reconhecimento das diferenças de aprendizagem em suas formas e tempos. pt_BR
dc.subject.pt Organização escolar em ciclos pt_BR
dc.subject.pt Avaliações externas pt_BR
dc.subject.pt Democratização da escola pública pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|