dc.contributor.advisor |
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
|
dc.contributor.author |
Cortes, Luciana Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-19T21:14:44Z |
|
dc.date.available |
2019-12-19T21:14:44Z |
|
dc.date.issued |
2017-07 |
|
dc.identifier.citation |
CORTES, Luciana Ferreira. Ginásios Cariocas: Um olhar para a educação em tempo integral no município do Rio de Janeiro. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13024 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ginásios Cariocas: Um olhar para a educação em tempo integral no município do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa |
|
dc.contributor.referee |
Hora, Dayse Martins |
|
dc.contributor.referee |
Fetzner, Andréa Rosana |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Educational Policies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Full-time Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curricular Organization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ginasio Carioca |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Full-time Integral Education is a subject that recently returned to be discuted in the field of education and has been increasing, especially since it is present in the National Education Plan as one of the goals to be achieved. This research, entitled "Ginásios Cariocas: A look at full-time education in Rio de Janeiro", whose main focus is to analyze the policy of full-time education in Rio de Janeiro and its relation to curricular organization. Futhermore, this paper (I) describes the implementation of that program as a public policy to meet the demand for full-time education; (II) analyzes the curricular organization of this program. The research uses as methodological path some tols like bibliographic research, documentary analysis, semi-structured interviews and content analysis, using two categories of analysis which are full-time education and curriculum. Structured and organized in four (4) chapters that: (I) discuss the proposals and programs related to full-time education in different times and spaces of Brazil, especially Rio de Janeiro; (II) brings concepts and reflections about curriculum, curricular organization and how it occurs t a school; Perceiving the formative components of a curriculum and how it is materialized in everyday school life; (III) presentation of the object of study, describing its trajectory, implementation and curricular organization; and (IV) brings the assumptions of full-time education proposed in the model, realizing how the expansion is articulated with time, space and bulding people identity through interviews and analysis of their contents. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A Educação Integral e(m,) tempo integral é um tema que recentemente voltou à agenda de discussão no campo da educação e vem se potencializando, sobretudo por estar presente em ordenamentos como o Plano Nacional de Educação, como uma das metas a ser alcançada e com o advento do programa indutor Mais Educação. Nesse contexto, apresento a pesquisa intitulada “Ginásios Cariocas: Um olhar para a educação em tempo integral no município do Rio de Janeiro que tem, como objetivo principal, analisar a política de educação em tempo integral do município do Rio de Janeiro denominada Ginásios Cariocas, em relação à sua organização curricular e, ainda, (i) descrever a implementação do Programa como uma política pública municipal do Rio de Janeiro para atender a demanda da educação em tempo integral do município; (ii) analisar a organização curricular desse Programa, a partir da matriz curricular elaborada aos Ginásios Cariocas (GCs) e (iii) analisar a concepção de educação em tempo integral que os Ginásios materializam, por meio de sua organização curricular. A pesquisa usa como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica, a análise documental, entrevistas semiestruturadas e a análise do conteúdo, utilizando duas categorias de análise: Educação em tempo integral e Currículo. Estruturada e organizada em 4 (quatro) capítulos que (i) discutem as propostas e programas de educação relacionadas ao tempo integral, em diferentes tempos e espaços brasileiros, em especial no Rio de Janeiro; (ii) trazem conceitos e reflexões sobre o currículo e de organização curricular e como ocorre a materialização no chão da escola; percebendo os componentes formadores de um currículo e como ele é materializado no cotidiano escolar; (iii) apresentam o objeto de estudo, o Ginásio Carioca, descrevendo sua trajetória, implementação e organização curricular; e por fim (iv) trazem a colaboração das vozes dos atores envolvidos, os professores, na materialização dos pressupostos do Ginásio Carioca e do tempo integral da proposto pelo modelo , percebendo como a ampliação no Ginásio Carioca se articula com o tempo, espaço, a construção da identidade e de sujeitos, através de entrevistas semiestruturadas e a analise do conteúdos das mesmas. Com a pesquisa concluímos que o Ginásio Carioca se apresenta como uma nova possibilidade e proposta de Educação em Tempo Integral para o segundo segmento do Ensino Fundamental que, ainda, se apresenta embrionária, uma vez que os impactos na educação são a longo prazo, entretanto que já apresenta mudanças em sua organização percebida através dos documentos e das vozes do chão da escola ouvidas no decorrer da pesquisa, mudanças essas que devem ser aprimoradas, monitoradas para que possam cada vez mais colaborarem com os avanços educacionais tão desejados |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Políticas Públicas Educacionais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação em Tempo Integral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Organização Curricular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ginásio Carioca |
pt_BR |