dc.contributor.advisor |
Oliveira, Carmen Irene Correia |
|
dc.contributor.author |
Nunes, Lília Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-19T21:19:32Z |
|
dc.date.available |
2019-12-19T21:19:32Z |
|
dc.date.issued |
2015-08-20 |
|
dc.identifier.citation |
NUNES, Lília Pereira. Análise imagético-textual de conceitos ambientais nos quadrinhos: o caso da série Saiba Mais! com Turma da Mônica. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13025 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Análise imagético-textual de conceitos ambientais nos quadrinhos: o caso da série Saiba Mais! com Turma da Mônica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Oliveira, Carmen Irene Correia |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Celso Sanchez |
|
dc.contributor.referee |
Caruso Neto, Francisco |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Comic strips |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mônica’s Gang |
pt_BR |
dc.subject.en |
Environment |
pt_BR |
dc.subject.en |
Content representation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The series “Saiba Mais! Com turma da Mônica” was launched in 2007 and has eighty-three publications to the present, with varying themes: the discovery of Brazil; the biography of Oswaldo Cruz and Santos Dumont; immigration; environment; solar system, among others. In 2011, another republication of the series was held. The stories were grouped into six books: Commemorative Dates; Ecology and Environment; History of Brazil; World of Children; English; Science and Energy. The main objective of our research is to recognize what meanings and concepts related to the study of the environment are produced in the comic series “Saiba Mais! Com turma da Mônica Ecology and Environment ", released by Maurício de Souza Produções LTDA. As analysis, we investigated the limits and possibilities of the collection, analyzing the verbal and pictorial elements, to identify which theoretical current Environmental Education - Critical or Conservative - is prevalent in history. The analysis consisted of textual cuts and the description of the visual language in sequential art, as it has an equal importance to understand the meanings constructed by the author. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A série "Saiba Mais! Com Turma da Mônica "foi lançada em 2007 e tem oitenta e três publicações, até o presente, com temas variados: o descobrimento do Brasil; a biografia de Oswaldo Cruz e Santos Dumont; imigração; meio Ambiente; sistema solar, entre outros. Em 2011, foi realizada mais uma reedição da série. As histórias foram agrupadas em seis livros: Datas Comemorativas; Ecologia e Meio Ambiente; História do Brasil; Mundo das Crianças; Inglês; Ciência e Energia. O principal objetivo de nossa pesquisa é reconhecer que significados e conceitos relacionados ao estudo do ambiente são produzidos na série de quadrinhos "Saiba Mais! Com Turma da Mônica Ecologia e Meio Ambiente ", lançada por Maurício de Souza Produções LTDA. Embora, nós tenhamos esboçado as características dos quadrinhos e linguagem como parte da análise, investigamos os limites e possibilidades da coleção ao analisarmos os elementos verbais e pictóricos presentes no material para, ao final identificar quais teoria atual de Educação Ambiental - crítica ou conservadora - é prevalente na história. A análise ocorreu com cortes textuais e análise das imagens, pois compreendemos que a linguagem visual na arte sequencial tem igual importância na compreensão dos significados construídos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Turma da Mônica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Representação de conteúdos |
pt_BR |