dc.contributor.advisor |
Barrenechea, Miguel Angel |
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dc.contributor.author |
Couto, Rita de Cassia Santos |
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dc.date.accessioned |
2020-01-06T19:46:10Z |
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dc.date.available |
2020-01-06T19:46:10Z |
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dc.date.issued |
2017-03 |
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dc.identifier.citation |
COUTO, Rita de Cassia Santos. Nietzsche e a linguagem: entre arte e filosofia. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13026 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Nietzsche e a linguagem: entre arte e filosofia |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Barrenechea, Miguel Angel |
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dc.contributor.referee |
Moraes, José Damiro de |
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dc.contributor.referee |
Cunha, Maria Helena Lisboa da |
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dc.degree.department |
CCHS |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nietzsche |
pt_BR |
dc.subject.en |
Language |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Philosophy |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation shows an analysis, based on Nietzsche’s thoughts, about the relevance of teaching verbal language in high school in the context of nineteenth-century Germany. It was analysed works about the first phase of Nietzsche’s thoughts (period from 1870 to 1876) when the philosopher addressed issues of culture, education and art. First, it was examined Nietzsche’s reviews about the teaching of the native language at high school, which denounced the cultivation of “dead language” based on a traditional of philology stuck in abstractions over the “live language” presented in day to day of the people. Then it was examined his questionings about culture and modern education, that aimed to the “domestication” of students, providing only one formation for immediate insertion at job market and production. Lastly, has been shown how, at his education perspective, art and philosophy became ways to express feelings and thoughts that manifest creative and intensive forms, expressing molds of ascending life. To that end, it was examined how Nietzsche expresses the importance of the art of reading and writing, which provides the integral formation of students and also permit the development of the authentic culture putting art and philosophy at the core of all the pedagogical process. From that approach, stands out the important contributions of this research to think about the teaching of verbal language and the education nowadays. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
Esta dissertação apresenta uma análise, com base no pensamento nietzscheano, da relevância do ensino da linguagem verbal no gymnasium, na Alemanha do século XIX. Foram analisadas obras da primeira etapa do pensamento de Nietzsche (período compreendido entre 1870 e 1876), quando o filósofo abordou questões relacionadas à cultura, à educação e à arte. Inicialmente, foram examinadas as críticas nietzscheana sobre o ensino-aprendizado da língua materna no ginásio, que denunciavam o cultivo de uma “língua morta”, baseada numa tradição da filologia presa a abstrações, em detrimento da “língua viva”, presente no dia a dia do povo. Em seguida, foram examinados os questionamentos de Nietzsche acerca da cultura e da educação modernas, que visavam a “domesticação” dos estudantes, propiciando apenas uma formação para a inserção imediata no mercado de trabalho. Por fim, a partir dessas reflexões, foi analisada a relação da arte e da filosofia no ensino-aprendizado da linguagem, e como tornar-se-iam modos de exprimir sentires e pensares que se manifestam nas formas criativas e intensas, e exprimem modalidades de vida. Nesse intuito, examinamos como Nietzsche aponta para a importância da arte de ler e escrever, prioridade na formação singular dos estudantes, assim como permite o desenvolvimento de uma cultura autêntica, ao colocar arte e filosofia no âmago de todo o processo pedagógico. A partir dessa abordagem, destaca-se a importante contribuição desta pesquisa para pensar sobre o ensino da linguagem verbal conjugada à arte e à filosofia na educação atual. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Nietzsche |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Artes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Filosofia |
pt_BR |