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Apropriações do discurso da Educação Alimentar e Nutricional pela Publicidade: uma análise audiovisual de anúncios da indústria alimentícia

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dc.contributor.advisor Oliveira, Carmen Irene Correia de
dc.contributor.author Fogel, Adriana Aguiar Aparício
dc.date.accessioned 2020-01-06T19:51:50Z
dc.date.available 2020-01-06T19:51:50Z
dc.date.issued 2018-04-25
dc.identifier.citation FOGEL, Adriana Aguiar Aparício. Apropriações do discurso da Educação Alimentar e Nutricional pela Publicidade: uma análise audiovisual de anúncios da indústria alimentícia. 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13027
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Apropriações do discurso da Educação Alimentar e Nutricional pela Publicidade: uma análise audiovisual de anúncios da indústria alimentícia pt_BR
dc.title.alternative Appropriation if the Food and Nutrition Education terms and principles by food industry advertising: a televisual analysis of commercials pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Lobo, Mônica Alves
dc.contributor.referee Oliveira, Carmen Irene Correia de
dc.contributor.referee Lobo, Mônica Alves
dc.contributor.referee Becker, Beatriz
dc.contributor.referee Souza, Lúcia Helena Pralon de
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Food and Nutrition Education pt_BR
dc.subject.en Scientific Literacy pt_BR
dc.subject.en Media Education pt_BR
dc.subject.en Advertising pt_BR
dc.subject.en Televisual Analysis pt_BR
dc.description.abstracten This research aims to discuss the appropriation of the Food and Nutrition Education (FNE) terms and principles by Food Industry Advertising, using the Food and Nutrition Education Reference Book for Public Policies (2012) and the Dietary Guidelines for Brazilian Population (2014) as guiding documents. Some Food commercials were the corpus analyzed to achieve this goal. The theoretical and methodological basis chosen was based on the trust that Media-Education and Scientific Culture are essential to turn students in responsible citizens who make a positive contribution to society. The analyzes of these materials were guided by Media Discourse Analysis of Charaudeau (2010) and Televisual Analysis of Becker (2012). The results indicate the appropriation of Food and Nutrition Education (FNE) discourse by Advertising is not new and remains being used despite all the progress already achieved in advertising regulation. They also reveal that a comprehensive interpretation of the appropriation of FNE discourse by a television product demands to consider all the audiovisual elements that compose it. They point out examples of the existence of conflicts of interest in the field of food and nutrition. Health Sciences’ researches are used to make promises believable to consumers and/or to argue in favor of advertisers in the National Council of Self-Regulation Advertising. Considering the inferences, Education is defended as an instrument of change, indispensable for the attainment of a healthier society, considering the expanded concept of Health. There is also an expectation that the demonstration of advertising techniques, although in a brief and limited way, may contribute to designing Health Communication campaigns. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho tem por objetivo discutir a apropriação do discurso da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) pela Publicidade, tendo como documentos norteadores o Marco da Educação Alimentar e Nutricional (2012) e o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014). Para tal foram analisados anúncios televisivos veiculados no Brasil. A base teórico-metodológica escolhida se pautou na confiança da Mídia-Educação e da Cultura Científica como elementos de formação essenciais aos cidadãos. As análises dos materiais foram orientadas pela Análise do Discurso Publicitário de Charaudeau (2010) e a Análise Televisual de Becker (2012). Os resultados apontam que a apropriação do discurso da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) pela Publicidade não é recente e permanece presente apesar de todos os avanços já alcançados na regulação publicitária. Demonstram também que, para a completa interpretação da apropriação do discurso da EAN por um produto televisivo, é essencial considerar todos os elementos audiovisuais que o compõe. Revelam exemplos de conflitos de interesses em pesquisas e laudos da área de saúde que suportam as argumentações do anúncio e/ou sua defesa junto ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. A partir das descobertas, defende-se a Educação como instrumento de mudança, indispensável ao atingimento de uma sociedade mais saudável, considerando o conceito ampliado de Saúde. Considera-se, como possibilidade, que a exposição, ainda que breve e limitada, do fazer publicitário contribua com aqueles que têm o desafio de trabalhar na interface Comunicação-Saúde. pt_BR
dc.subject.pt Educação Alimentar e Nutricional pt_BR
dc.subject.pt Cultura Científica pt_BR
dc.subject.pt Mídia-Educação pt_BR
dc.subject.pt Análise Televisual pt_BR
dc.subject.pt Publicidade pt_BR


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