dc.contributor.advisor |
Süssekind, Maria Luiza |
|
dc.contributor.author |
Pimenta, Alan |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-07T18:23:34Z |
|
dc.date.available |
2020-01-07T18:23:34Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
PIMENTA, Alan. Da docência de bermudas (usos de máquínas de guerra em salas de aula na luta contra os epistemicídios). 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13029 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Da docência de bermudas (usos de máquínas de guerra em salas de aula na luta contra os epistemicídios) |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of shorts |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Süssekind, Maria Luiza |
|
dc.contributor.referee |
Sampaio, Carmen Sanches |
|
dc.contributor.referee |
Ferraço, Carlos Eduardo |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Everyday |
pt_BR |
dc.subject.en |
Epistemicide |
pt_BR |
dc.subject.en |
War Machine |
pt_BR |
dc.subject.en |
Currere |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation was written as currere (PINAR, 2012). A narrative of my trajectory as a professional, researcher and teacher focusing on my practical theories in the classroom brought from my narratives and students. An autobiographical course where I think about curriculum, policies, practices and references to try to think about my daily life in the classroom. I use authors as machines of war (DELEUZE and GUATTARI, 1997, p.6) and I have a bit of mourning against the homogenizing norms of the curriculum policies of the State and the beautiful complexity of the curriculum practices of teachers and students, who daily (re) invent their curricula and practices at school. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Essa dissertação é escrita como currere (PINAR, 2012). Uma narrativa de minha formação como profissional, pesquisador e professor tendo foco em minhas práticas teorias em sala de aula trazidas a partir de narrativas minhas e de estudantes. Um percurso onde penso sobre currículos, políticas, práticas e referências bibliográficas para tentar pensar sobre meu cotidiano em sala de aula. Utilizando os autores como máquinas de guerra (DELEUZE e GUATTARI, 1997, p. 6) conto um pouco de como luto contra as normatizações homogeinizadoras das políticas de currículo do Estado e da bela complexidade das práticas curriculares de professor e estudantes, que cotidianamente
(re)inventam seus currículos e práticas na escola. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cotidiano |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Epistemicídio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Máquina de Guerra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currere |
pt_BR |