dc.contributor.advisor |
Miranda, Cláudia |
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dc.contributor.author |
Barbosa, Elaine |
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dc.date.accessioned |
2020-01-07T18:49:54Z |
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dc.date.available |
2020-01-07T18:49:54Z |
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dc.date.issued |
2017-12-18 |
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dc.identifier.citation |
BARBOSA, Elaine. Aprendizagens decoloniais a partir das cartas de mulheres encarceradas: um estudo sobre o movimento negro educador. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13032 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagens decoloniais a partir das cartas de mulheres encarceradas: um estudo sobre o movimento negro educador |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Decolonial learning from the letters of imprisoned women: a study on the Black Movement educator |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Miranda, Cláudia |
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dc.contributor.referee |
Rodrigues, Luciana Boiteux de Figueiredo |
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dc.contributor.referee |
Andrade, Eliane Ribeiro |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nelson Mandela Institute of Culture and Black Consciousness |
pt_BR |
dc.subject.en |
Letters from incarcerated women |
pt_BR |
dc.subject.en |
Learning processes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Decolonial education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The research presented here is based on the experiences of the agents of the Nelson Mandela Institute for Culture and Black Consciousness and the process of establishing networks that fight for social emancipation. Having the social urgencies of persons / women imprisoned, as a starting point, the main objective was to understand aspects of the narratives produced by them in their letters sent to the Institute requesting legal and social support. Under this same direction, to recognize the constructs of the basis of this discursive coming and going before the limits of our performance as a team. We worked with the appreciation of multiple forms of learning in an institution of the Black Movement defined as "non-formal education space". It includes an analysis of the possibilities of the existence of cultural understandings and "other" knowledge which favors changes in terms of the social representations of female subjects who, according to Gayatry Spivak (2010) is the "subaltern without voice". Highlights include aspects the experiences of the female population and the specificities of this presence in a context of extreme denial of self and, consequently, of oppression. It starts from a methodological approach where documental analysis emerged as a path of construction of the data achieved. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa aqui apresentada tem como escopo as experiências vivenciadas pelas(os) agentes que compõem o Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela e o processo de estabelecimento de redes que lutam pela emancipação social. A partir das urgências sociais de sujeitas/escritoras em privação de liberdade, objetivou-se entender aspectos das narrativas produzidas por elas em suas cartas ao Instituto, com o fim de solicitar apoio jurídico e social. Sob essa mesma orientação, reconhecer os constructos da base desse ir e vir discursivo frente aos limites de nossa atuação como equipe. Trabalhou-se com a valorização de múltiplas formas de aprendizado em uma instituição do Movimento Negro definida como “espaço não formal de educação”. Inclui-se uma análise acerca das possibilidades da existência de saberes e conhecimentos “outros” que favorecem mudanças em termos das representações sociais de sujeitas femininas. Destacam-se aspectos relativos às vivências dessa população e especificidades de sua presença em um contexto de extrema negação de si e consequentemente, de opressões. Adotamos uma abordagem metodológica onde a análise documental emerge como um caminho de construção dos dados reunidos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cartas de mulheres encarceradas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processos de aprendizagens |
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dc.subject.pt |
Educação decolonial |
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