DSpace Repository

Som, música e práticas educativas em aulas de professores não músicos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gouvea, Guaracira
dc.contributor.author Quaglio, Denis Lopes
dc.date.accessioned 2020-01-07T19:56:07Z
dc.date.available 2020-01-07T19:56:07Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation QUAGLIO, Denis Lopes. Som, música e práticas educativas em aulas de professores não músicos. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13034
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Som, música e práticas educativas em aulas de professores não músicos pt_BR
dc.title.alternative Sound, music and educational practices in the class of non musica teachers pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gouvea, Guaracira
dc.contributor.referee Bernardo, José Roberto da Rocha
dc.contributor.referee Machado, Maria Auxiliadora Delgado
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Soundscape pt_BR
dc.subject.en Music pt_BR
dc.subject.en Media pt_BR
dc.subject.en Educational Practices pt_BR
dc.subject.en Focus Group pt_BR
dc.description.abstracten This Work tries to understand the different ways of appropriation of sound media for not musicians teachers in their educational practices conceived as interdisciplinary. Having sound like rhetorical structures, these structures express certain views of educational practices, so we can trace basic questions for research: How are understood the sonic objects as music by not musician educators? What are the ways of use of music and/or sound objects in an interdisciplinary way? Where, when, how the sound objects are presented to students today? Using focus group methodology with not musicians teachers of the second segment of elementary school to build data, then with the cataloging and analysis of these data, we tried to study the languages of different media in their mediations in educational practices, elaborating ways to better understand and rethink these practices in different contexts. The use of music by not musician teachers in interdisciplinar practices. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho busca compreender as diferentes formas de apropriação da mídia sonora por professores não músicos em suas práticas educacionais concebidas como interdisciplinares. Tendo o som estruturas retóricas, essas expressam determinadas visões de práticas educativas, assim pudemos traçar questionamentos básicos para pesquisa: Como são entendidos os objetos sonoros como a música pelos educadores não músicos? O que são? Quais os modos de utilização de forma interdisciplinar da música e/ou objetos sonoros? Onde, como, de que forma os objetos sonoros são apresentados aos educandos atualmente? Utilizando a metodologia de grupo focal com professores não músicos do segundo segmento do Ensino Fundamental para a construção de dados, em seguida com a catalogação e análise desses dados, tivemos como objetivo estudar as linguagens das diferentes mídias em suas mediações nas práticas educativas, elaborando, formas de entender e repensar essas práticas em diferentes contextos. pt_BR
dc.subject.pt Som pt_BR
dc.subject.pt Música pt_BR
dc.subject.pt Mídias pt_BR
dc.subject.pt Práticas Educativas pt_BR
dc.subject.pt Grupo Focal pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|