dc.contributor.advisor |
Gouvea, Guaracira |
|
dc.contributor.author |
Quaglio, Denis Lopes |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-07T19:56:07Z |
|
dc.date.available |
2020-01-07T19:56:07Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
QUAGLIO, Denis Lopes. Som, música e práticas educativas em aulas de professores não músicos. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13034 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Som, música e práticas educativas em aulas de professores não músicos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sound, music and educational practices in the class of non musica teachers |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gouvea, Guaracira |
|
dc.contributor.referee |
Bernardo, José Roberto da Rocha |
|
dc.contributor.referee |
Machado, Maria Auxiliadora Delgado |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Soundscape |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Media |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational Practices |
pt_BR |
dc.subject.en |
Focus Group |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This Work tries to understand the different ways of appropriation of sound media
for not musicians teachers in their educational practices conceived as interdisciplinary.
Having sound like rhetorical structures, these structures express certain views of
educational practices, so we can trace basic questions for research: How are
understood the sonic objects as music by not musician educators? What are the ways
of use of music and/or sound objects in an interdisciplinary way? Where, when, how
the sound objects are presented to students today? Using focus group methodology
with not musicians teachers of the second segment of elementary school to build data,
then with the cataloging and analysis of these data, we tried to study the languages of
different media in their mediations in educational practices, elaborating ways to better
understand and rethink these practices in different contexts. The use of music by not
musician teachers in interdisciplinar practices. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho busca compreender as diferentes formas de apropriação da mídia
sonora por professores não músicos em suas práticas educacionais concebidas como
interdisciplinares. Tendo o som estruturas retóricas, essas expressam determinadas
visões de práticas educativas, assim pudemos traçar questionamentos básicos para
pesquisa: Como são entendidos os objetos sonoros como a música pelos educadores
não músicos? O que são? Quais os modos de utilização de forma interdisciplinar da
música e/ou objetos sonoros? Onde, como, de que forma os objetos sonoros são
apresentados aos educandos atualmente? Utilizando a metodologia de grupo focal
com professores não músicos do segundo segmento do Ensino Fundamental para a
construção de dados, em seguida com a catalogação e análise desses dados, tivemos
como objetivo estudar as linguagens das diferentes mídias em suas mediações nas
práticas educativas, elaborando, formas de entender e repensar essas práticas em
diferentes contextos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Som |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mídias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Práticas Educativas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Grupo Focal |
pt_BR |