dc.contributor.advisor |
Costa, Nailda Marinho da |
|
dc.contributor.author |
Silva, Adilene Cunegundes da |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-08T20:21:01Z |
|
dc.date.available |
2020-01-08T20:21:01Z |
|
dc.date.issued |
2018-08-31 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Adilene Cunegundes da. O ingresso e a permanência da primeira turma das Aspirantes no Curso de Graduação da Escola Naval (2014-2017). 2018.190 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13036 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O ingresso e a permanência da primeira turma das aspirantes no curso de graduação da Escola Naval (2014-2017) |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The entrance and stay of the first group of Aspirants in the Course of Graduation of the Naval School (2014-2017) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Costa, Nailda Marinho da |
|
dc.contributor.referee |
Moraes, José Damiro de |
|
dc.contributor.referee |
Vasconcelos, Maria Celi Chaves |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Naval School |
pt_BR |
dc.subject.en |
Women in the Navy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Aspirants |
pt_BR |
dc.subject.en |
Higher Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present study has the purpose of investigating the entry and permanence of the first class of Aspirants of the Naval School between 2014 and 2017, which represents an important political and historical framework on the female presence in the higher education level and on the question of gender in Brazil, since it allowed women to incorporate the classes of undergraduate course of this school, a space previously occupied only by males. This qualitative research was developed through a theoretical-methodological approach based on bibliographical and documentary research, field research based on semi-structured interviews, having as participants interviewed the twelve Aspirants of the first group. In addition to the Brazilian Air Force, the Brazilian Navy was the second Armed Force to admit women in their undergraduate courses and the Army then receiving its first Cadets in 2018. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente estudo tem o propósito de investigar o ingresso e a permanência da primeira turma das Aspirantes da Escola Naval no período de 2014 a 2017, que representa um marco político e histórico importante sobre a presença feminina no nível superior de ensino e sobre a questão de gênero no Brasil, pois permitiu que mulheres incorporassem às turmas do curso de graduação dessa escola, espaço anteriormente ocupado apenas por pessoas do sexo masculino. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida mediante uma abordagem teórico-metodológica fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo baseada em entrevistas semiestruturadas, tendo como participantes entrevistadas as doze Aspirantes da primeira turma. Além da Força Aérea Brasileira, a Marinha do Brasil foi a segunda Força Armada a admitir mulheres em seus cursos de graduação e o Exército em seguida, recebendo suas primeiras Cadetes em 2018. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escola Naval |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mulheres na Marinha |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aspirantes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Superior |
pt_BR |