dc.contributor.advisor |
Miranda, Cláudia |
|
dc.contributor.author |
Musauer, Ralphen Rocca |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-08T20:25:03Z |
|
dc.date.available |
2020-01-08T20:25:03Z |
|
dc.date.issued |
2018-01-31 |
|
dc.identifier.citation |
MUSAUER, Ralphen Rocca. Jovens em conflito com a lei: (des) aprendendo sobre estudos culturais e educação no DEGASE. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13037 |
|
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Jovens em conflito com a lei: (des) aprendendo sobre estudos culturais e educação no DEGASE |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Young people in conflict with the law: (un)learning about cultural studies and education in the DEGASE |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Miranda, Cláudia |
|
dc.contributor.referee |
Palombini, Carlos Vicente de Lima |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Eliane |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cultural Studies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Decoloniality |
pt_BR |
dc.subject.en |
Funk |
pt_BR |
dc.subject.en |
Socioeducation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research is located in Cultural Studies in intersection with Education. We align ourselves with critical Latin American theories, especially from the provocations of Anibal Quijano (2005). Centrality is the production of knowledge from decolonial criticism, consisting of an epistemological rupture. Methodologically we are in dialogue with the assumptions of Orlando Fals Borda and his method of Participatory Action Research (PAP). Through conversation with boys who committed infractions within the General Department of Socio-educational Actions (DEGASE) in the city of Rio de Janeiro, our intention was to foster collective musical composition, based on the esthetics of the "proibidão" (subgenre of Funk carioca ), as a contribution of support for broader discussions about the reality that surrounds them. For the interpretation of the data, the sociological thinking of Jessé Souza (2009, 2015, 2017) and his theorizations about the most underprivileged social class of our country, which the author provocatively calls "brazilian rage", was extremely important. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho se localiza no campo dos Estudos Culturais em interseção com o campo da Educação. Alinhamo-nos às teorias críticas latino-americanas, principalmente a partir das provocações de Anibal Quijano (2005). A centralidade é a produção de conhecimento a partir da crítica decolonial, consistindo em uma ruptura epistemológica. Metodologicamente estamos em diálogo com os pressupostos de Orlando Fals Borda e seu método de Pesquisa-Ação Participativa (PAP). Através de rodas de conversa com jovens que cometeram atos infracionais dentro do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) na cidade do Rio de Janeiro, nosso intuito foi fomentar a composição musical coletiva, a partir da estética do “proibidão” (subgênero do Funk carioca), como aporte de apoio para discussões mais amplas sobre a realidade que os rodeia. Para interpretação dos dados foi de suma importância o pensamento sociológico de Jessé Souza (2009, 2015, 2017) e suas teorizações sobre a classe social mais desprivilegiada do nosso país, que o autor chama provocativamente de “ralé brasileira”. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estudos Culturais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Decolonialidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Funk |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Socioeducação |
pt_BR |