DSpace Repository

Jovens em conflito com a lei: (des) aprendendo sobre estudos culturais e educação no DEGASE

Show simple item record

dc.contributor.advisor Miranda, Cláudia
dc.contributor.author Musauer, Ralphen Rocca
dc.date.accessioned 2020-01-08T20:25:03Z
dc.date.available 2020-01-08T20:25:03Z
dc.date.issued 2018-01-31
dc.identifier.citation MUSAUER, Ralphen Rocca. Jovens em conflito com a lei: (des) aprendendo sobre estudos culturais e educação no DEGASE. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13037
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Jovens em conflito com a lei: (des) aprendendo sobre estudos culturais e educação no DEGASE pt_BR
dc.title.alternative Young people in conflict with the law: (un)learning about cultural studies and education in the DEGASE pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Miranda, Cláudia
dc.contributor.referee Palombini, Carlos Vicente de Lima
dc.contributor.referee Ribeiro, Eliane
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Curriculum pt_BR
dc.subject.en Cultural Studies pt_BR
dc.subject.en Decoloniality pt_BR
dc.subject.en Funk pt_BR
dc.subject.en Socioeducation pt_BR
dc.description.abstracten This research is located in Cultural Studies in intersection with Education. We align ourselves with critical Latin American theories, especially from the provocations of Anibal Quijano (2005). Centrality is the production of knowledge from decolonial criticism, consisting of an epistemological rupture. Methodologically we are in dialogue with the assumptions of Orlando Fals Borda and his method of Participatory Action Research (PAP). Through conversation with boys who committed infractions within the General Department of Socio-educational Actions (DEGASE) in the city of Rio de Janeiro, our intention was to foster collective musical composition, based on the esthetics of the "proibidão" (subgenre of Funk carioca ), as a contribution of support for broader discussions about the reality that surrounds them. For the interpretation of the data, the sociological thinking of Jessé Souza (2009, 2015, 2017) and his theorizations about the most underprivileged social class of our country, which the author provocatively calls "brazilian rage", was extremely important. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho se localiza no campo dos Estudos Culturais em interseção com o campo da Educação. Alinhamo-nos às teorias críticas latino-americanas, principalmente a partir das provocações de Anibal Quijano (2005). A centralidade é a produção de conhecimento a partir da crítica decolonial, consistindo em uma ruptura epistemológica. Metodologicamente estamos em diálogo com os pressupostos de Orlando Fals Borda e seu método de Pesquisa-Ação Participativa (PAP). Através de rodas de conversa com jovens que cometeram atos infracionais dentro do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) na cidade do Rio de Janeiro, nosso intuito foi fomentar a composição musical coletiva, a partir da estética do “proibidão” (subgênero do Funk carioca), como aporte de apoio para discussões mais amplas sobre a realidade que os rodeia. Para interpretação dos dados foi de suma importância o pensamento sociológico de Jessé Souza (2009, 2015, 2017) e suas teorizações sobre a classe social mais desprivilegiada do nosso país, que o autor chama provocativamente de “ralé brasileira”. pt_BR
dc.subject.pt Currículo pt_BR
dc.subject.pt Estudos Culturais pt_BR
dc.subject.pt Decolonialidade pt_BR
dc.subject.pt Funk pt_BR
dc.subject.pt Socioeducação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|