dc.contributor.advisor |
Miranda, Cláudia |
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dc.contributor.author |
Silva, Ana Beatriz da |
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dc.date.accessioned |
2020-01-08T20:26:21Z |
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dc.date.available |
2020-01-08T20:26:21Z |
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dc.date.issued |
2018-02-21 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Ana Beatriz da. “Coisa de mulher” e “criola”: um estudo sobre aprendizagens decoloniais em ONGs de mulheres negras. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13038 |
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dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
“Coisa de mulher” e “criola”: um estudo sobre aprendizagens decoloniais em ONGs de mulheres negras |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Coisa de mulher” e “criola”: a study about decolonial learning in black woman's NGOs |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Miranda, Cláudia |
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dc.contributor.referee |
Santos, Sônia Beatriz dos |
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dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Antiracist education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Decolonial resumes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Ong's of Black Women |
pt_BR |
dc.subject.en |
Coisa de Mulher |
pt_BR |
dc.subject.en |
CRIOLA |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research deals with the educational proposals promoted by two organizations of black women, being "Coisa de Mulher" and "CRIOLA" with a focus on pedagogical practices and their respective Culture Points projects. From these initially elaborated questions, we envisage to understand other spaces of learning and their modes of philo-sophical formulation besides their "insurgent praxis". The purpose was to identify expe-riences constitutive of an alternative educational proposal having as scope the findings of the decolonial Latin American critique situating the struggle and ways of re-existence of these organizations led by organic intellectuals that were constituted in Brazil around a propositive agenda to fight prejudices, but above all, racism. The initial hypotheses are that their respective projects reflect the philosophical ideology of Latin American Black Feminism and its developments indicate the way out for the elaboration and exe-cution of socio-educational actions focused on the insufficiencies that affect too young and black children. It was based on qualitative research supported by semi-structured interviews defined as "Organic Narratives". Thus, it is essential to analyze how the rela-tions of gender, race and their intersectionality, cross these ways of focusing on the cen-tral problem raised here. The theoretical framework is embedded in the perspective of decolonial studies and in the legacy of Latin American Black Feminism recognized as sources for an approach that favors counter-narratives and ruptures with the instituted. It is suggested that these institutions present philosophical and pedagogical conceptions that inspire and promote other learning arising from a way of conceiving other Curricu-lar Pedagogies and Movements. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa versa sobre as propostas educacionais dinamizadas por duas organizações de mulheres negras sendo elas “Coisa de Mulher” e “CRIOLA” com o foco nas práticas pedagógicas e nos seus respectivos projetos de Pontos de Cultura. A partir dessas questões elaboradas inicialmente, vislumbramos entender outros espaços de aprendizagens e os seus modos de formulação filosófica além de sua “práxis insurgente”. O intuito foi identificar experiências constitutivas de uma proposta educacional alternativa tendo como escopo os achados da crítica latino-americano decolonial situando a luta e modos de re-existência dessas organizações lideradas por intelectuais orgânicas que se constituíram no Brasil em torno de uma agenda propositiva visando combater preconceitos, mas, sobretudo o racismo. As hipóteses iniciais são de que seus respectivos projetos refletem o ideário filosófico do Feminismo Negro Latino-americano e seus desdobramentos indicam saídas para a elaboração e execução de ações sócio educacionais voltadas para as insuficiências que afetam demasiadamente jovens e crianças negras. Partiu-se de uma pesquisa qualitativa apoiada em entrevistas semiestruturadas definidas como “Narrativas Orgânicas” sendo indispensável analisar como as relações de gênero, raça e sua interseccionalidade, atravessam essas formas de incidir no problema central aqui levantado. O referencial teórico se insere na perspectiva dos estudos decoloniais e no legado do Feminismo Negro Latino-americano reconhecidos como fontes para uma abordagem que favorece contra-narrativas e rupturas com o instituído. Sugere-se que as referidas instituições apresentam concepções filosóficas e pedagógicas que inspiram e promovem outras aprendizagens advindas de um modo de conceber Pedagogias e Movimentações Curriculares outras. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação antirracista |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículos decoloniais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ong’s de Mulheres Negras |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coisa de Mulher |
pt_BR |
dc.subject.pt |
CRIOLA |
pt_BR |