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Educação integral e proteção social no contexto de uma escola pública de tempo integral

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dc.contributor.advisor Menezes, Janaína Specht da Silva
dc.contributor.author Silva, Margareth Correa
dc.date.accessioned 2020-01-09T17:32:11Z
dc.date.available 2020-01-09T17:32:11Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation SILVA, Margareth Correa. Educação integral e proteção social no contexto de uma escola pública de tempo integral. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13039
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Educação integral e proteção social no contexto de uma escola pública de tempo integral pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Menezes, Janaína Specht da Silva
dc.contributor.referee Carvalho, Fabricio Aarão Freire
dc.contributor.referee Bernardo, Elisangela da Silva
dc.contributor.referee Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Integral Education pt_BR
dc.subject.en Full-time Education pt_BR
dc.subject.en Social protection pt_BR
dc.description.abstracten The arguments concerning the need to extend the school day to full school day are becoming increasingly important in the context of educational public policies, considering the unfair and unequal course of most students in this country. In this direction, the supply of full-time education, having as one of its purposes to provide more educational opportunities, has been increasingly associated to the support for students in social vulnerable condition, which is strictly linked to the idea of social protection. This concept, in turn, is connected not only to the concreteness of human survival, but also encompasses aspects that seek to ensure full citizenship, to cite the sociocultural aspects within which education is part of. Therefore, without forgetting that social inequalities are dynamics also marked by economic bias, we propose to discuss, in this context, the roll of full-time education in the perspective of integral education. In view of this approach between themes concerned to full-time education and social protection, we delimited the general aim of this research, which was to examine, in a full-time public school context, the conception of full-time education of those involved in such experience, in their possible understandings, among them, their association with the idea of social protection. The present research was defined as qualitative, including steps concerned to bibliographical survey, documentary analysis, observations, interviews and focus group. According to the established objectives, we view the proposal of the school is in line with a broad educational perspective, offering its students not only a better school education but also promoting important elements inherent to this process, such as the development of relational aspects and sociability, and a greater critical and reflexive ability. Regarding the interrelationship between full-time education and social protection, we tend to state that – considering the factors that such conception of education involves in the schooling process, and the social reality under research – the present proposal moves towards social inclusion and social rights warranties, allowing us to identify, in such conception of education, aspects which also give it a character of social protection. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt As discussões em torno da necessidade de ampliar a jornada escolar para o tempo integral estão cada vez mais presentes no contexto das políticas públicas educacionais, considerando a trajetória injusta e desigual de grande parte dos estudantes neste país. Nessa direção, a oferta da educação em tempo integral, tendo como uma de suas intenções o oferecimento de maiores oportunidades educacionais, tem sido, cada vez mais, associada ao atendimento a alunos em situação de vulnerabilidade social, condição diretamente vinculada à ideia de proteção social. Esse conceito, por sua vez, está relacionado não apenas à concretude da sobrevivência humana, englobando, também, aspectos que buscam assegurar uma cidadania plena, como os socioculturais, dentre os quais a educação se insere. Assim, sem perder de vista que as desigualdades são dinâmicas marcadas também pelo viés econômico, o presente trabalho busca refletir, nesse contexto, sobre o papel da educação em tempo integral na perspectiva da educação integral. Atentando, então, para essa aproximação entre temáticas da educação em tempo integral e proteção social delimitamos o objetivo geral desta pesquisa, o qual consistiu em analisar, no contexto de uma escola pública de tempo integral, a concepção de educação em tempo integral dos sujeitos envolvidos nessa experiência, em seus possíveis entendimentos, dentre eles, a sua associação com a ideia de proteção social. A pesquisa em tela foi definida como de cunho qualitativo, compreendendo as etapas de levantamento bibliográfico, análise documental, observações, entrevistas e grupo focal. Em face dos objetivos estabelecidos, consideramos que a proposta da escola vai ao encontro de uma perspectiva de educação ampla, oferecendo aos alunos não só uma melhor formação escolar, como também promovendo importantes elementos inerentes a esse processo, tais como o desenvolvimento dos aspectos relacionais e da sociabilidade e de uma maior capacidade crítica e reflexiva. No que diz respeito à inter-relação entre educação em tempo integral e proteção social, tendemos a afirmar que - tendo em vista os fatores que a educação em tempo integral, na perspectiva da educação integral, mobiliza no processo de formação escolar e a realidade social investigada - a referida proposta caminha na direção da inclusão social e da garantia dos direitos sociais, permitindo-nos identificar, nessa concepção de educação, aspectos que lhe conferem também um caráter de proteção social. pt_BR
dc.subject.pt Educação Integral pt_BR
dc.subject.pt Educação em Tempo Integral pt_BR
dc.subject.pt Proteção social pt_BR


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