DSpace Repository

O Tempo da criança: a colonização da infância entre a hiperatividade e o lúdico

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gondar, Josailda de Oliveira
dc.contributor.author Gomes, Pedro Augusto Boal Costa
dc.date.accessioned 2020-01-22T16:03:32Z
dc.date.available 2020-01-22T16:03:32Z
dc.date.issued 2019-03-22
dc.identifier.citation GOMES, Pedro Augusto Boal Costa. O Tempo da criança: a colonização da infância entre a hiperatividade e o lúdico. 2019. 146 f. Tese (Doutorado em Memória Social)– Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13043
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O Tempo da criança: a colonização da infância entre a hiperatividade e o lúdico pt_BR
dc.title.alternative Youth's time: the childhood colozation through hyperactivity and ludic pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Lima, Rossano Cabral
dc.contributor.referee Lifschitz, Javier Alejandro
dc.contributor.referee Rodrigues, Antonio Edmilson Martins
dc.contributor.referee Geiger, Amir
dc.contributor.referee Gondar, Josaida de Oliveira
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, Rj pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.en Childhood colonization pt_BR
dc.subject.en Attention Deficit Disorder pt_BR
dc.subject.en Hyperactivity pt_BR
dc.subject.en Philosophy of education pt_BR
dc.subject.en Political philosophy pt_BR
dc.description.abstracten In a first place, this work has the aim to give the historical bases inside witch could emerge the recent perception towards childhood, it`s problems and the feelings that are directed to it. To show the childhood colonization. Presenting how after modernity the questions about it`s existence change, in part because of societies needs and also because of pedagogical values. In a second moment, we aim to give philosophical bases to the appearence of this new way of act towards a child, enumerating ideas that served as a path for its times. Ideas that have problems and conflicts. At last, we enumerate a few pedagogigal ideas, both in theire diagnostic issues and lack of criativity. Without sopposing, however, that they are unpertinents or mere bad analysis, trying to take out of them a way out for the conflicts of childhood with the criativeness tha belongs to every child. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho pretende fornecer, em primeiro lugar, as bases históricas nas quais pôde surgir a atual percepção sobre a criança, seus problemas e os sentimentos a ela direcionados. Denunciar a colonização da infância. Mostrando como, a partir da modernidade, as questões acerca de sua existência se alteraram, em parte por necessidades que emergiam na sociedade e por valores pedagógicos. Em segundo lugar, pretendemos dar uma base filosófica para a emergência deste novo modo de agir com relação à infância, elencando ideias que nortearam seus tempos. Ideias que possuem problemas e conflitos. Por fim, coube denunciar algumas formas pedagógicas, tanto em seu diagnóstico quanto em sua infecundidade. Sem supor, no entanto, que não tenham sido propostas pertinentes e análises perspicazes, tirando delas uma possível saída para os conflitos pelos quais passa a criança com seu potencial criativo. pt_BR
dc.subject.pt Colonização da infância pt_BR
dc.subject.pt Transtorno de Déficit de Atenção pt_BR
dc.subject.pt Hiperatividade pt_BR
dc.subject.pt Filosofia da educação pt_BR
dc.subject.pt Filosofia política pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|