dc.contributor.advisor |
Gondar, Josailda de Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Gomes, Pedro Augusto Boal Costa |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-22T16:03:32Z |
|
dc.date.available |
2020-01-22T16:03:32Z |
|
dc.date.issued |
2019-03-22 |
|
dc.identifier.citation |
GOMES, Pedro Augusto Boal Costa. O Tempo da criança: a colonização da infância entre a hiperatividade e o lúdico. 2019. 146 f. Tese (Doutorado em Memória Social)– Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13043 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O Tempo da criança: a colonização da infância entre a hiperatividade e o lúdico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Youth's time: the childhood colozation through hyperactivity and ludic |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Rossano Cabral |
|
dc.contributor.referee |
Lifschitz, Javier Alejandro |
|
dc.contributor.referee |
Rodrigues, Antonio Edmilson Martins |
|
dc.contributor.referee |
Geiger, Amir |
|
dc.contributor.referee |
Gondar, Josaida de Oliveira |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, Rj |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Childhood colonization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Attention Deficit Disorder |
pt_BR |
dc.subject.en |
Hyperactivity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Philosophy of education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Political philosophy |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In a first place, this work has the aim to give the historical bases inside witch could emerge the recent perception towards childhood, it`s problems and the feelings that are directed to it. To show the childhood colonization. Presenting how after modernity the questions about it`s existence change, in part because of societies needs and also because of pedagogical values. In a second moment, we aim to give philosophical bases to the appearence of this new way of act towards a child, enumerating ideas that served as a path for its times. Ideas that have problems and conflicts. At last, we enumerate a few pedagogigal ideas, both in theire diagnostic issues and lack of criativity. Without sopposing, however, that they are unpertinents or mere bad analysis, trying to take out of them a way out for the conflicts of childhood with the criativeness tha belongs to every child. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho pretende fornecer, em primeiro lugar, as bases históricas nas quais pôde surgir a atual percepção sobre a criança, seus problemas e os sentimentos a ela direcionados. Denunciar a colonização da infância. Mostrando como, a partir da modernidade, as questões acerca de sua existência se alteraram, em parte por necessidades que emergiam na sociedade e por valores pedagógicos. Em segundo lugar, pretendemos dar uma base filosófica para a emergência deste novo modo de agir com relação à infância, elencando ideias que nortearam seus tempos. Ideias que possuem problemas e conflitos. Por fim, coube denunciar algumas formas pedagógicas, tanto em seu diagnóstico quanto em sua infecundidade. Sem supor, no entanto, que não tenham sido propostas pertinentes e análises perspicazes, tirando delas uma possível saída para os conflitos pelos quais passa a criança com seu potencial criativo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Colonização da infância |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Transtorno de Déficit de Atenção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Hiperatividade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Filosofia da educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Filosofia política |
pt_BR |