dc.contributor.advisor |
Salztrager, Ricardo |
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dc.contributor.author |
Longobuco, Nilcineia Neves |
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dc.date.accessioned |
2020-01-22T16:07:29Z |
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dc.date.available |
2020-01-22T16:07:29Z |
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dc.date.issued |
2019-07-31 |
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dc.identifier.citation |
LONGOBUCO, Nilcineia Neves. A dimensão estética do jogo entre arte, memória e esquecimento em nietzsche. 2019. 131 f. Tese (Doutorado em Memória Social)– Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13044 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A dimensão do jogo entre arte, memória e esquecimento em Nietzsche |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The aesthetic dimension of the game between art, memory an forgetting in Nietzsche |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Faria, Francisco Ramos de |
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dc.contributor.referee |
Silva, Sérgio Luiz Pereira da |
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dc.contributor.referee |
Junior, Auterives Maciel |
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dc.contributor.referee |
Dias, Mario José |
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dc.contributor.referee |
Salztrager, Ricardo |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, Rj |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Forgetfulness |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nietzsche |
pt_BR |
dc.subject.en |
Tragic |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The thesis aims to investigate the relation memory, forgetting and art in the thinking of the German philosopher Friedrich Nietzsche. The work highlights the tragic conception of this relationship from the Nietzschean perspective of the first phase of the work, the so-called "artist metaphysics". Nietzsche's criticism points to values considered decadent in modernity, which would undermine the creative forces of man. Under the influence of Wagner's music and Schopenhauer's philosophy, the philosopher questions the fate of art and culture and seeks, in the ancient Greeks, a unique way of looking to the past to find a model of action for the present moment. The maxim of "art as the tonic of life" establishes a more affirmative form of living and that opposes the dominant values in Western culture. The tragic thinking of the young Nietzsche creates a metaphysics of art: art as an affirmative value - endowed with a force capable of intensifying life. The game between the Apollonian and the Dionysian shows the dynamics between memory and forgetfulness in a tragic perspective of existence, in which art has a primordial value. Memory and forgetfulness play, building and destroying living forms. Nietzsche values forgetfulness as a moderator for excess memory, analyzing it in a unique way. The dynamics between memory, oblivion and art give rise to the emergence of an authentic culture and creative men capable of transforming an unhealthy life into an "artistic life": a transfiguration through art. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A tese tem como objetivo investigar a relação memória, esquecimento e arte no pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. O trabalho ressalta a concepção trágica dessa relação a partir da perspectiva nietzschiana da primeira fase da obra, a denominada “metafísica de artista”. A crítica de Nietzsche coloca em evidência valores considerados decadentes na modernidade, que estariam minando as forças criativas do homem. Sob a influência da música de Wagner e da filosofia de Schopenhauer, o filósofo questiona o destino da arte e da cultura e busca, nos gregos antigos, uma forma singular de olhar para o passado para encontrar um modelo de ação para o momento presente. A máxima da “arte como tônico da vida” estabelece uma forma mais afirmativa de viver e que se contrapõe aos valores dominantes na cultura ocidental. O pensamento trágico do jovem Nietzsche cria uma metafísica da arte: a arte como um valor afirmativo - dotado de uma força capaz de intensificar a vida. O jogo entre o apolíneo e o dionisíaco mostra a dinâmica entre memória e esquecimento numa perspectiva trágica da existência, na qual a arte possui um valor primordial. A memória e o esquecimento jogam, construindo e destruindo formas viver. Nietzsche valoriza o esquecimento enquanto um moderador para o excesso de memória, analisando-o de forma singular. A dinâmica entre memória, esquecimento e arte suscitam o surgimento de uma cultura autêntica e de homens criativos capazes de transformar um viver infecundo numa “vida artística”: uma transfiguração pela arte. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Esquecimento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Nietzsche |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trágico |
pt_BR |