dc.contributor.advisor |
Abreu, Regina Maria Rego Monteiro de |
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dc.contributor.author |
Pereira, Bárbara Regina |
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dc.date.accessioned |
2020-01-22T16:13:22Z |
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dc.date.available |
2020-01-22T16:13:22Z |
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dc.date.issued |
2019-08-15 |
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dc.identifier.citation |
PEREIRA, Bárbara Regina. Pé, cadeira e cadência: trajetórias e memórias de passistas de escolas de samba do Rio de Janeiro. Meu samba, minha vida, minhas regras. 2019. 212 f. Tese (Doutorado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13047 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Pé, cadeira e cedência: trajetórias e memórias de passistas de escolas de samba do Rio de Janeiro. Meu samba, minha vida, minhas regras. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Feet, his and rhythm: paths and memories of the women passistas of Rio de Janeiro samba schools. My samba, my life, my rules. |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Mello, Adriana Russi Tavares de |
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dc.contributor.referee |
Ferreira, Luiz Felipe |
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dc.contributor.referee |
Gonçalves, Renata de Sá |
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dc.contributor.referee |
Vieira, Andrea Lopes da Costa |
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dc.contributor.referee |
Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos |
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dc.contributor.referee |
Mello, Adriana Russi Tavares de Mello |
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dc.contributor.referee |
Abreu, Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social trajectory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular culture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Carnaval |
pt_BR |
dc.subject.en |
Gender |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This Research investigates the social trajectory and memories of women, called passistas, dancers at Rio de Janeiro Samba Schools. Based on studies by Halbwachs (2003) and Pollak (1989), the concepts of Bourdieu’s Social trajectory (1998) and Memory, were used as the referenced base ground for this analysis. For the investigation, nine women among dancers and ex-dancers were interviewed, most of them came to the attention of this researcher recommended by other passistas. Examining the challenges and advances faced by women in Carnaval Parade culture within its historical contexts as well as the evolution and maintenance of the dance of samba itself as a cultural practice. Furthermore, participant observation research method was applied, once the researcher enrolled herself in a passista course at one of Rio de Janeiro’s Samba Schools. The analysis indicated that these women’s memories about the dance of samba, and Carnaval, were created mostly through their life experience among family members, and that the role of a passista within these women’s lives shifts between belonging and surviving. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa investiga trajetórias e memórias de mulheres passistas de escolas de samba do Rio de Janeiro. Os conceitos de trajetória de Bourdieu (1998) e de Memória, a partir dos estudos de Halbwachs (2003) e de Pollak (1989), foram os principais referenciais teóricos para a construção da análise. Para esta investigação, foram colhidos depoimentos de nove dançarinas e ex-dançarinas do samba, a maioria indicada pelas próprias passistas. Percorremos os avanços e os desafios de ser mulher no carnaval dos desfiles em seus diferentes contextos históricos e também as permanências e alternâncias na dança do samba como manifestação cultural. Além disso, foi empreendida nesta pesquisa a observação participante de um curso de formação de passista numa agremiação do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro. As análises apontaram, entre outros fatores, que as memórias dessas mulheres sobre a dança do samba – e sobre o carnaval – foram forjadas principalmente pela convivência com seus familiares e que o papel da figura da passistas em suas vidas transita entre a sobrevivência e o pertencimento. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memórias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Trajetórias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cultura popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Carnaval |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gênero |
pt_BR |