dc.contributor.advisor |
Calil Júnior, Alberto Elias |
|
dc.contributor.author |
Silva, Marcia da |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-23T15:55:11Z |
|
dc.date.available |
2020-01-23T15:55:11Z |
|
dc.date.issued |
2019-08-28 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Marcia da. Biblioteca escolar e mediação da leitura: um estudo de caso na biblioteca Reinaldo Martins Fialho do Instituto Federal do Rio De Janeiro – Campus Arraial do Cabo. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13052 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Biblioteca escolar e mediação da leitura: um estudo de caso na biblioteca Reinaldo Martins Fialho do Instituto Federal do Rio De Janeiro – Campus Arraial do Cabo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School library and reading mediation: a case study in the library Reinaldo Martins Fialho of Rio de Janeiro Federal Institute - Campus Arraial do Cabo |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Machado, Elisa Campos |
|
dc.contributor.referee |
Paiva, Marília de Abreu Martins de |
|
dc.contributor.referee |
Calil Júnior, Alberto Elias |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, Rj |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
School library |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reading |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literary reading |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reading mediation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reader behavior |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
With the theme of reading mediation in school libraries, this dissertation seeks to analyze the ways in which libraries of educational institutions can contribute to the reading education of high school students. It is constituted as an exploratory and descriptive research, with qualitative and quantitative approach, characterized as a case study. It discusses the notions of school library, reading mediation and literary reading in the library-informational field, as well as its appropriations in Library and Information Science. It identifies the reading behavior of the students of the Environmental Technician course at the Arraial do Cabo Campus of the Federal Institute of Rio de Janeiro (IFRJ), from the elaboration of a questionnaire adapted from the guidelines proposed in the “Common Methodology to examine and measure the reading behavior. ”Of CERLALC / UNESCO. It adopts the focus group technique as a device used to improve the proposed questionnaire. Presents the results of the data collected by applying the questionnaires. The data collected demonstrate that these students have a heterogeneous profile in which reading is not present in their daily lives, although they recognize its importance. They present a profile more focused on utilitarian reading, mainly for study purposes, than for reading by enjoyment. They also demonstrate difficulties in understanding written texts and need to develop more reading habits. This profile is reflected in the use of libraries, and although they recognize it as a suitable place for reading books, they do not use it with the intention of reading, especially literature. From the analysis of these data, in line with the theoretical framework used in the research, actions and reading mediation activities to be developed in the Arraial do Cabo campus library are proposed. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Tendo por tema a mediação da leitura em bibliotecas escolares, esta dissertação busca analisar as formas pelas quais bibliotecas de instituições de ensino podem contribuir para a formação leitora de alunos do ensino técnico de nível médio. Constitui-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Discute as noções de biblioteca escolar, mediação da leitura e leitura literária no campo biblioteconômico-informacional, bem como suas apropriações na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Identifica o comportamento leitor dos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Arraial do Cabo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a partir da elaboração de um questionário adaptado das diretrizes propostas na “Metodologia comum para examinar e medir o comportamento leitor” do CERLALC/UNESCO. Adota a técnica do grupo focal como artifício empregado para o aprimoramento do questionário proposto. Apresenta os resultados dos dados coletados com a aplicação dos questionários. Os dados coletados demonstram que estes alunos apresentam um perfil heterogêneo em que a leitura não está presente em seu cotidiano, embora reconheçam a sua importância. Apresentam um perfil mais voltado para a leitura utilitária, principalmente para fins de estudos, do que para a leitura por fruição. Demonstram, ainda, apresentar dificuldades com relação à compreensão de textos escritos e necessitando desenvolver mais hábitos leitores. Este perfil se reflete no uso de bibliotecas, sendo que embora a reconheçam enquanto local propício para a leitura de livros, não a utilizam com a intenção de ler, especialmente literatura. A partir da análise destes dados, em consonância com o referencial teórico utilizado na pesquisa, são propostas ações e atividades de mediação da leitura a serem desenvolvidas na biblioteca do campus Arraial do Cabo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Leitura literária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mediação da leitura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comportamento leitor |
pt_BR |