dc.contributor.advisor |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.author |
Dias, Alexandre Salvatore |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-24T20:34:10Z |
|
dc.date.available |
2020-01-24T20:34:10Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-12 |
|
dc.identifier.citation |
DIAS, Alexandre Salvatore. A utilização de vetores auxiliando o aprendizado da Geometria Analítica no ensino médio. 2018, 62f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13055 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de vetores auxiliando o aprendizado da Geometria Analítica no ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Antunes, Gladson Octaviano |
|
dc.contributor.referee |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Orlando dos Santos |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro,RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Geometry |
pt_BR |
dc.subject.en |
Vectors |
pt_BR |
dc.subject.en |
High school |
pt_BR |
dc.subject.en |
Geogebra |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This document aims to show that the use of vectors in the study of Analytical
Geometry in High School, not only facilitates the understanding of concepts and demonstrations,
but also speeds problem resolution by optimizing time - a very relevant factor in
college admission tests such as the Brazilian National College Admission Test (ENEM).
It will include the analysis of books commonly used in High School and will contain suggestions
of where vectors can be of great use. Geogebra software will be introduced to
support the student learning process. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem o objetivo de mostrar que a utilização de vetores
no estudo de Geometria Analítica no ensino médio, não só facilita o entendimento dos
conceitos e demonstrações, como também agiliza a resolução de problemas, otimizando o tempo - um fator muito relevante em concursos como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O trabalho destaca que a grande maioria dos livros didáticos de matemática disponíveis não trata desse assunto. Durante um período de 04 meses foi desenvolvido com um grupo de 10 estudantes uma abordagem vetorial de alguns tópicos da Geometria Analítica que podem ser bene ciados com a utilização de conceitos vetoriais. O software Geogebra foi utilizado como apoio ao processo de aprendizado dos alunos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Vetores |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Geogebra |
pt_BR |