dc.contributor.advisor |
Penna, Fabio Xavier |
|
dc.contributor.author |
Silva, Márcio Luis Da |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-04T20:29:09Z |
|
dc.date.available |
2020-02-04T20:29:09Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-12 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Márcio Luis Da. Educação financeira na escola básica. 2018, 132f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13070 |
|
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Educação financeira na escola básica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Penna, Fabio Xavier |
|
dc.contributor.referee |
Busse, Ronaldo da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Orlando dos Santos |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Financial Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curriculum guidance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Student reflections |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching processes |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work is a didactic proposal for the teaching of Financial Education in the
school. In it a study was made of this concept and its relevance in people's lives. We
start from the assumption that many Brazilians have dificulties in managing their own
nancial resources, even though they have wide access to information. It is assumed that
this is an educational problem, therefore, it was veri ed the necessity of the production
and publication of this work. For that, an analysis was made in the curricular guidance
documents to know the recommendations of the same in relation to the subject and it was
decided to apply, in two public schools in primary and secondary education, a didactic
sequence addressing the following topics: family budget, impulse purchases, smartphone
purchases, interest, and the value of money over time. The speci c objective was to
generate a re ection in the students of the importance of this theme in the daily life.In
general, it is hoped to contribute to the development of teaching, serving as the basis for
other teachers to prepare new work in the classroom. After the analysis of the answers,
it was concluded that the students presented a great deal of dificulty in writing and
performing calculations, but they demonstrated that they had developed knowledge, thus
corresponding to the initial expectations. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho é uma proposta didática para o ensino de Educação Financeira na
escola. Nele foi feito um estudo sobre esse conceito e de sua relevância na vida das pessoas.
Partimos da suposição de que muitos brasileiros têm dificuldades em administrar os seus
próprios recursos financeiros, mesmo tendo acesso amplo a informação. Supõe-se que esse
é um problema educacional, por isso, verificou-se a necessidade da produção e publicação
deste trabalho. Para tanto foi feita uma análise nos documentos de orientação curricular
para saber as recomendações dos mesmos em relação ao assunto e optou-se pela aplicação,
em duas escolas públicas nos ensinos fundamental e médio, de uma sequência didática
abordando os seguintes tópicos: orçamento familiar, compras por impulso, compra de um
smartphone, juros e o valor do dinheiro no tempo. O objetivo específico era gerar uma
reflexão nos estudantes da importância desse tema no cotidiano. De forma geral, espera-se,
contribuir para o desenvolvimento do ensino, servindo de base para que outros professores
elaborem novos trabalhos em sala de aula. Após a análise das respostas concluiu-se que
os alunos apresentaram muita dificuldade em relação à escrita e na realização de cálculos,
mas demonstraram ter desenvolvido conhecimento, correspondendo assim, as expectativas
iniciais. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Financeira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Desenvolvimento do ensino |
pt_BR |