DSpace Repository

Educação financeira na escola básica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Penna, Fabio Xavier
dc.contributor.author Silva, Márcio Luis Da
dc.date.accessioned 2020-02-04T20:29:09Z
dc.date.available 2020-02-04T20:29:09Z
dc.date.issued 2018-12-12
dc.identifier.citation SILVA, Márcio Luis Da. Educação financeira na escola básica. 2018, 132f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13070
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Educação financeira na escola básica pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Penna, Fabio Xavier
dc.contributor.referee Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.referee Pereira, Orlando dos Santos
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Financial Education pt_BR
dc.subject.en Curriculum guidance pt_BR
dc.subject.en Student reflections pt_BR
dc.subject.en Teaching processes pt_BR
dc.description.abstracten This work is a didactic proposal for the teaching of Financial Education in the school. In it a study was made of this concept and its relevance in people's lives. We start from the assumption that many Brazilians have dificulties in managing their own nancial resources, even though they have wide access to information. It is assumed that this is an educational problem, therefore, it was veri ed the necessity of the production and publication of this work. For that, an analysis was made in the curricular guidance documents to know the recommendations of the same in relation to the subject and it was decided to apply, in two public schools in primary and secondary education, a didactic sequence addressing the following topics: family budget, impulse purchases, smartphone purchases, interest, and the value of money over time. The speci c objective was to generate a re ection in the students of the importance of this theme in the daily life.In general, it is hoped to contribute to the development of teaching, serving as the basis for other teachers to prepare new work in the classroom. After the analysis of the answers, it was concluded that the students presented a great deal of dificulty in writing and performing calculations, but they demonstrated that they had developed knowledge, thus corresponding to the initial expectations. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho é uma proposta didática para o ensino de Educação Financeira na escola. Nele foi feito um estudo sobre esse conceito e de sua relevância na vida das pessoas. Partimos da suposição de que muitos brasileiros têm dificuldades em administrar os seus próprios recursos financeiros, mesmo tendo acesso amplo a informação. Supõe-se que esse é um problema educacional, por isso, verificou-se a necessidade da produção e publicação deste trabalho. Para tanto foi feita uma análise nos documentos de orientação curricular para saber as recomendações dos mesmos em relação ao assunto e optou-se pela aplicação, em duas escolas públicas nos ensinos fundamental e médio, de uma sequência didática abordando os seguintes tópicos: orçamento familiar, compras por impulso, compra de um smartphone, juros e o valor do dinheiro no tempo. O objetivo específico era gerar uma reflexão nos estudantes da importância desse tema no cotidiano. De forma geral, espera-se, contribuir para o desenvolvimento do ensino, servindo de base para que outros professores elaborem novos trabalhos em sala de aula. Após a análise das respostas concluiu-se que os alunos apresentaram muita dificuldade em relação à escrita e na realização de cálculos, mas demonstraram ter desenvolvido conhecimento, correspondendo assim, as expectativas iniciais. pt_BR
dc.subject.pt Educação Financeira pt_BR
dc.subject.pt Sequência didática pt_BR
dc.subject.pt Desenvolvimento do ensino pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|