DSpace Repository

Uma introdução ingênua à teoria de resposta ao item

Show simple item record

dc.contributor.advisor Cal Neto, José Teixeira
dc.contributor.author Pereira, Luís Felipe Bezerra
dc.date.accessioned 2020-02-04T22:13:50Z
dc.date.available 2020-02-04T22:13:50Z
dc.date.issued 2018-05-07
dc.identifier.citation PEREIRA, Luís Felipe Bezerra. Uma introdução ingênua à teoria de resposta ao item. 2018, 129f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13072
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Uma introdução ingênua à teoria de resposta ao item pt_BR
dc.title.alternative A naive introduction to item response theory pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Cal Neto, José Teixeira
dc.contributor.referee Antunes, Gladson Octaviano
dc.contributor.referee Costa, Christiane Sertã
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Test Theory pt_BR
dc.subject.en IRT pt_BR
dc.subject.en CTT pt_BR
dc.description.abstracten This work aims to show the possibilities and advantages offered by the use of Item Response Theory (IRT) in relation to the traditionally used method, classical theory of tests (CTT), in primary and secondary schools in Brazil. The IRT is already widely used in some countries, for example of the United States, and is often applied in large scale assessments. Currently in Brazil IRT has been applied in the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). We will study this model from computational resources, in particular Maple software and Excel. In order to facilitate understanding, we will do simulations of small tests involving IRT, which will be extremely important. The Maple software allowed us to analyze the item characteristic curves (ICC) in the graphs in two and three dimensions, besides allowing the estimation of the abilities. A simulated ENEM test was applied to 153 students from public and private schools and their scores were computed by using IRT, via an add-in of the Excel software. Such a tool enables the teacher to grade their students using IRT, with a software that is easily obtained. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho tem como objetivo mostrar as possibilidades e as vantagens oferecidas pela utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI) em relação ao método tradicionalmente usado - teoria clássica dos testes (TCT) - nas escolas de ensino fundamental e médio do Brasil. A TRI já é uma grande conhecida de alguns países, por exemplo dos Estados Unidos, e é frequentemente aplicada nas avaliações de larga escala. Atualmente, no Brasil, a TRI vem sendo aplicada no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Faremos o estudo desse modelo a partir de recursos computacionais, em particular o software Maple e o Excel. A fim de facilitar o entendimento, faremos simulações de pequenos testes envolvendo a TRI; casos esses que serão de suma importância para o entendimento da teoria. O software Maple nos permitiu a análise das curvas características dos itens (CCI) nos gráficos, em duas e três dimensões; além de possibilitar a estimação das habilidades. Um simulado ENEM foi aplicado a 153 alunos de escolas públicas e privadas e suas notas foram calculadas de modo simples usando a TRI, com o auxílio de um complemento no software Excel. Tal complemento possibilita a oportunidade do professor construir as notas de seus alunos usando a TRI. Assim, a melhor maneira encontrada foi usando um complemento para o Excel. pt_BR
dc.subject.pt Teoria de Testes pt_BR
dc.subject.pt TRI pt_BR
dc.subject.pt TCT pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|