DSpace Repository

O funcionamento dos conselhos municipais de acompanhamento e controle social do FUNDEB e seu regime jurídico

Show simple item record

dc.contributor.advisor Borba, Felipe de Moraes
dc.contributor.author Dias, Sérgio Luiz Pinel
dc.date.accessioned 2020-03-09T18:38:20Z
dc.date.available 2020-03-09T18:38:20Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation DIAS, Sérgio Luiz Pinel. O funcionamento dos conselhos municipais de acompanhamento e controle social do FUNDEB e seu regime jurídico. 163 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13080
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights embargoedAccess pt_BR
dc.title O funcionamento dos conselhos municipais de acompanhamento e controle social do FUNDEB e seu regime jurídico pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Borba, Felipe de Moraes
dc.contributor.referee Sampaio, Patrícia Regina Pinheiro
dc.contributor.referee Menezes, Janaina Specht da Silva
dc.contributor.referee Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha
dc.degree.department CCJP pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Direito pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. DIREITO pt_BR
dc.subject.en Advisories Fundeb's Council and Social Control (CACS-FUNDEB) pt_BR
dc.subject.en Social councils control of public policies pt_BR
dc.subject.en Council's members pt_BR
dc.subject.en Lei 11.494/2007 pt_BR
dc.description.abstracten The advisories FUNDEB’s council and social control (CACS-FUNDEB) are collegiate public institutions, autonomous, related, but not under control of the executive branch, composed of school community members, government and civil society, that possesses prerogatives and legal impediments to execute, in a independent way, their statutory duties listed in Lei 11.494/2007 and remaining applicable additional provisions. The way these social councils control of public policies work are results of several constraints, such as how the council’s members are appointed or elected, its representativeness and qualifications, rules of collective deliberation, the existence of technical, human and material resources besides everything that can have the power to influence its manifestations. The council’s members registered data given by National Education Development Fund (FNDE) indicate that they were basically legally established in 90% of brazilian’s counties. The academic researches indicate the existence of institutional legal form problems in the councils based on these flaws: 1) only formally existence of these councils just to make sure that the public resources keep getting in; 2) the technical skill level required to be a council’s member is too high and not compatible to the task; 3) lack of autonomy of these councils; 4) large interfering by the executive branch. The survey research sent and replied by e-mail for 1152 council’s members allowed to have enough information to get a general view about the conditions of county CACS-FUNDEB’s infrastructure, its operation a evaluation about the performance of their duties, the process to compose these councils and the level of independence from the executive branch. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Os conselhos de acompanhamento e controle social do FUNDEB (CACS-FUNDEB) são instituições públicas colegiadas, autônomas, ligadas, mas não subordinadas, ao poder executivo, integradas por membros da comunidade escolar, governo e sociedade civil, que possuem prerrogativas e impedimentos legais, para exercerem, de maneira independente, as atribuições listadas na lei 11.494/2007 e legislação esparsa. O funcionamento desses conselhos sociais de controle de políticas públicas será reflexo de diversas condicionantes, tais como a forma de indicação ou eleição dos conselheiros, a sua representatividade e qualificação, as regras de deliberação coletiva, a existência de recursos técnicos, humanos e materiais e tudo que possa influir nas suas manifestações. Os dados cadastrais dos conselheiros fornecidos pelo Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE) indicam que os conselhos estavam, no mês de maio de 2016, regularmente constituídos em 90% dos municípios brasileiros. As pesquisas acadêmicas existentes indicam a existência de problemas no formato jurídico-institucional dos conselhos, por padecerem das seguintes falhas: 1) existência unicamente formal, para que sejam mantidos os repasses de recursos públicos; 2) o nível de exigência de conhecimento técnico que é demandado de seus membros é exacerbado e não compatível com aquilo que se espera dos conselheiros; 3) falta de autonomia dos conselhos; 4) excesso de ingerência do poder executivo. A pesquisa de survey realizada com a aplicação de questionários, por e-mail, a 1.152 conselheiros, permitiu a obtenção de dados possíveis de serem generalizados sobre as condições de infraestrutura dos CACS-FUNDEB municipais, o seu funcionamento, uma avaliação sobre o exercício de suas atribuições, o processo para a composição desses conselhos e o grau de sua autonomia em relação ao poder executivo. pt_BR
dc.subject.pt Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-FUNDEB) pt_BR
dc.subject.pt Conselhos sociais de controle de políticas públicas pt_BR
dc.subject.pt Conselheiros pt_BR
dc.subject.pt Lei 11.494/2007 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|