DSpace Repository

Um convite à dança: performances de umbigada entre Brasil e Moçambique

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ligièro, Zeca
dc.contributor.author Manhães, Juliana Bittencourt
dc.date.accessioned 2020-05-13T17:53:29Z
dc.date.available 2020-05-13T17:53:29Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation Manhães, Juliana Bitencourt. Um convite à dança: performances de umbigada entre Brasil e Moçambique. Rio de Janeiro: UNIRIO, Centro de Letras e Artes, 2014. 302 p. Tese de Doutorado em Artes Cênicas. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13096
dc.description.sponsorship FAPERJ CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Um convite à dança: performances de umbigada entre Brasil e Moçambique pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Domenici, Eloisa
dc.contributor.referee Falcão, Inaicyra
dc.contributor.referee Keiserman, Nara
dc.contributor.referee Ribeiro, Joana
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Presence pt_BR
dc.subject.en Playfulness pt_BR
dc.subject.en Play pt_BR
dc.subject.en Cultural performance pt_BR
dc.subject.en Umbigada Dancing and drumming; pt_BR
dc.description.abstracten The object of this research is the practical and theoretical experience in cultural performances with umbigada drums in Brazil and Mozambique, making a comparison among these dances - whose gestures are based on the impulse coming from the pelvic basin region - and organizing a family of dances between these two countries. By differentiating their characteristics, considering both the spectacular and festive contexts, as well as through the elements of play and ritual based on the fundament of playfulness, this research proposes the hypothesis that the act of playing is the element which maintains the continuity of cultural performance. The body at play produces a state of presence, where the attention and dialogue among dancing players/performers, the people who play and dance, and the whole relationship with the roda (circle) strengthen the connection between the individual body in search for his/her personal style, entangled with the ancestral knowledge of the collective body of each umbigada drumming and dancing. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Esta investigação tem como objeto a experiência prática e teórica nas performances culturais com batuques de umbigada no Brasil e em Moçambique, traçando um paralelo entre essas danças – cuja gestualidade é o impulso que vem da região da bacia pélvica – organizando uma família de danças entre esses dois países. Ao diferenciar suas características, a partir dos contextos festivos ou espetaculares, bem como através dos elementos do jogo e do ritual com base na brincadeira, propõe a hipótese de que o ato de jogar é o elemento que sustenta a continuidade da performance cultural. O corpo em jogo produz um estado de presença, em que a atenção e o diálogo entre os brincantes/performers que dançam, os que tocam e dançam, além de toda a relação com a roda, fortalecem a conexão entre o corpo indivíduo na busca de seu estilo pessoal, enredado com os saberes ancestrais do corpo coletivo de cada batuque e dança de umbigada. pt_BR
dc.subject.pt Presença pt_BR
dc.subject.pt Brincadeira pt_BR
dc.subject.pt Jogo pt_BR
dc.subject.pt Performance cultural pt_BR
dc.subject.pt Danças e batuques de umbigada pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|