dc.contributor.advisor |
Ligièro, Zeca |
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dc.contributor.author |
Manhães, Juliana Bittencourt |
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dc.date.accessioned |
2020-05-13T17:53:29Z |
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dc.date.available |
2020-05-13T17:53:29Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
Manhães, Juliana Bitencourt. Um convite à dança: performances de umbigada entre Brasil e Moçambique. Rio de Janeiro: UNIRIO, Centro de Letras e Artes, 2014. 302 p. Tese de Doutorado em Artes Cênicas. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13096 |
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dc.description.sponsorship |
FAPERJ
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um convite à dança: performances de umbigada entre Brasil e Moçambique |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Domenici, Eloisa |
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dc.contributor.referee |
Falcão, Inaicyra |
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dc.contributor.referee |
Keiserman, Nara |
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dc.contributor.referee |
Ribeiro, Joana |
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dc.degree.department |
CLA |
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dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
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dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Presence |
pt_BR |
dc.subject.en |
Playfulness |
pt_BR |
dc.subject.en |
Play |
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dc.subject.en |
Cultural performance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Umbigada Dancing and drumming; |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The object of this research is the practical and theoretical experience in cultural performances with umbigada drums in Brazil and Mozambique, making a comparison among these dances - whose gestures are based on the impulse coming from the pelvic basin region - and organizing a family of dances between these two countries. By differentiating their characteristics, considering both the spectacular and festive contexts, as well as through the elements of play and ritual based on the fundament of playfulness, this research proposes the hypothesis that the act of playing is the element which maintains the continuity of cultural performance. The body at play produces a state of presence, where the attention and dialogue among dancing players/performers, the people who play and dance, and the whole relationship with the roda (circle) strengthen the connection between the individual body in search for his/her personal style, entangled with the ancestral knowledge of the collective body of each umbigada drumming and dancing. |
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dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
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dc.description.abstractpt |
Esta investigação tem como objeto a experiência prática e teórica nas performances culturais com batuques de umbigada no Brasil e em Moçambique, traçando um paralelo entre essas danças – cuja gestualidade é o impulso que vem da região da bacia pélvica – organizando uma família de danças entre esses dois países. Ao diferenciar suas características, a partir dos contextos festivos ou espetaculares, bem como através dos elementos do jogo e do ritual com base na brincadeira, propõe a hipótese de que o ato de jogar é o elemento que sustenta a continuidade da performance cultural. O corpo em jogo produz um estado de presença, em que a atenção e o diálogo entre os brincantes/performers que dançam, os que tocam e dançam, além de toda a relação com a roda, fortalecem a conexão entre o corpo indivíduo na busca de seu estilo pessoal, enredado com os saberes ancestrais do corpo coletivo de cada batuque e dança de umbigada. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Presença |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Brincadeira |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance cultural |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Danças e batuques de umbigada |
pt_BR |