dc.contributor.advisor |
Almeida, Luiz Camillo Osorio de |
|
dc.contributor.author |
Elias, Larissa Cardoso Feres |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-02T20:43:00Z |
|
dc.date.available |
2020-06-02T20:43:00Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.identifier.citation |
ELIAS, Larissa Cardoso Feres. O vazio de Peter Brook: ausência e plenitude. 2004. ix, 172 f. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2004. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13101 |
|
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O vazio de Peter Brook |
pt_BR |
dc.title.alternative |
ausência e plenitude |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Almeida, Luiz Camillo Osorio de |
|
dc.contributor.referee |
Süssekind, Maria Flora |
|
dc.contributor.referee |
Costa, Luiz Cláudio da |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
actor |
pt_BR |
dc.subject.en |
emptiness |
pt_BR |
dc.subject.en |
empty space |
pt_BR |
dc.subject.en |
spectator |
pt_BR |
dc.subject.en |
theatre |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The research The Peter Brook's emptiness: absence and fullness is about the emptiness conceptualization as it relates to Peter Brook`s theoretical and practical production. During the 60`s, Peter Brook started to forge the notion of empty space. This notion quickly surpasses the limits of physical space and unfolds itself in three main aspects: the emptiness of the theatrical space per se, the emptiness installed by the unusual character of any space, non-theatrical, and, finally, the actor’s inner emptiness. Those three aspects result into a broader idea of emptiness. This research has two fundamental objectives: first, to follow the production trajectory about of the emptiness idea in Peter Brook's thoughts and in its theatrical practice; and secondly, to discuss the emptiness idea as form and, inversely as absense of forms, which ultimately leads the research to the question about the formulation of the emptiness concept in Peter Brook’s work. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa O vazio de Peter Brook: ausência e plenitude trata da formulação do conceito de vazio na produção teórica e prática de Peter Brook. Ainda na década de 1960, Peter Brook começa a forjar a idéia de espaço vazio. A noção de espaço vazio logo ultrapassa os limites do espaço físico e desdobra-se em três aspectos principais: o vazio do espaço teatral propriamente dito, o vazio instaurado pelo caráter inusitado de um espaço qualquer, não-teatral, e, por último, o vazio interior do ator. Esses aspectos resultam em uma idéia mais abrangente de vazio. A pesquisa tem, portanto, dois objetivos fundamentais: primeiro, acompanhar a trajetória de produção da idéia de vazio no pensamento e na prática teatral de Peter Brook; e, em segundo lugar, discutir a idéia de vazio como forma, e, inversamente, como ausência de formas, o que, em última instância, conduz a pesquisa à questão da formulação do conceito de vazio em Peter Brook. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
ator |
pt_BR |
dc.subject.pt |
espaço teatral |
pt_BR |
dc.subject.pt |
espaço vazio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
espectador |
pt_BR |
dc.subject.pt |
teatro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
vazio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
vazio interior |
pt_BR |