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A estrutura orgânica da música na Teoria Schenkeriana

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dc.contributor.advisor Gubernikoff., Carol
dc.contributor.author Fortes, Rafael Moreira
dc.date.accessioned 2020-06-24T20:13:35Z
dc.date.available 2020-06-24T20:13:35Z
dc.date.issued 2020-05
dc.identifier.citation Fortes, Rafael. A Estrutura Orgânica da Musica na Teoria Schenkeriana. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal Estado do Rio de Janeiro, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13104
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A estrutura orgânica da música na Teoria Schenkeriana pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gentil-Nunes, Pauxy
dc.contributor.referee Nogueira, Ilza
dc.contributor.referee Sauerbronn, Guilherme
dc.contributor.referee Freitas, Sergio Paulo Ribeiro de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.description.abstracten This doctoral thesis examines Schenkerian’s Theory through organicism. It is an investigation of the relationship between a musical theory and the group of images and metaphors that traverse it. From this perspective, it reviews the Heinrich Schenker's work, contextualizing it and reflecting on its explicit and implicit philosophies. It examines the association of the concepts of organism and structure in this theory and how such association reflects a given epistemological state. This dissertation examines neo-schenkerian analysis, offering a reflection on the continuities and contrasts that they establish with the original theory. It proposes the dialog of other organic images with this new scenario. Finally, this doctoral thesis examines the metaphysics of Schenkerian’s Theory through the lens of Jacques Derrida post-structuralist philosophy. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente tese realiza uma leitura da Teoria Schenkeriana a partir do conceito de organicismo. Trata-se de uma investigação da relação entre uma teoria musical e o conjuntos de imagens e metáforas que a atravessam. Sob esse viés, revisa a obra de Heinrich Schenker, contextualizando-a e refletindo sobre as filosofias nela explícitas e implícitas. Pensa como os conceitos de estrutura e organismo são associados em sua teoria e como essa associação reflete um determinado estado epistemológico em que aspectos românticos e modernos são articulados em uma singular filosofia da música. A partir dessa leitura, realiza um recorte em pesquisas neo-schenkerianas, refletindo sobre as continuidades e contrastes que estabelecem com o ideário da teoria original. Propõe o diálogo de outras imagens orgânicas com esse cenário mais atual. Finalmente, discute a metafísica da Teoria Schenkeriana sob a ótica pós-estruturalista da filosofia de Jacques Derrida. pt_BR
dc.subject.pt filosofia da música pt_BR
dc.subject.pt estruturalismo pt_BR
dc.subject.pt organicismo pt_BR


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