dc.contributor.advisor |
Lima, Manoel Ricardo de |
|
dc.contributor.author |
Fainguelernt, Mauro |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-07T20:38:43Z |
|
dc.date.available |
2020-07-07T20:38:43Z |
|
dc.date.issued |
2020-02-18 |
|
dc.identifier.citation |
FAINGUELERNT, Mauro. Frans Krajcberg, uma caderneta de campo: algumas imagens da arte entre o exílio e a memória. 2020. 289 f. Tese (Doutorado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13113 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Frans Krajcberg, uma caderneta de campo: algumas imagens da arte entre o exílio e a memória |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Frans Krajcberg, a field notebook: images of art between the exile and memory |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lima, Manoel Ricardo de |
|
dc.contributor.referee |
Studart, Julia Vasconcelos |
|
dc.contributor.referee |
Machado, Leonardo Ramos Munk |
|
dc.contributor.referee |
Barbosa, Davi Pessoa Carneiro |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Mauro Trindade Nogueira da |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Art |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Exile |
pt_BR |
dc.subject.en |
Witness |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sculpture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Destruction |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The principal objective of this research is to investigate the work by the
plastic artist, Frans Krajcberg, as well as his creative process, problematizing art as
images that permeate the space between exile and memory. The spatio-temporal cut
of Krajcberg's work is embodied in his life trajectory and in his artistic history, built
from different techniques and processes. The artist used creative processes that had
developed from his exile in Brazil through his experience and dialogue with nature.
His displacements and his travels in the country corroborated the transformations of
his work and production. His sculptural and photographic work were created and
produced directly with nature, as well as the remains and remnants of destruction of
forests collected in various ecosystems with which he had maintained contact. In this
sense, the works by Krajcberg dialogue with layers of memory interwoven with
dimensions of testimony and exile, constituted by his experience in World War II and
his life in exile here in Brazil. The artist resuscitated his hope and vitality in this
country through intense contact with nature and isolation. As of 1975, the artist's
work is directed towards an ethical positioning, in which his testimonial character is
directly related to his condition as an exile and to his view as a foreigner. Much of his
production is linked to vestiges and leftovers, which resignify the very conditions of
exile, memory and nature. It is intended, in this research to maintain an
transdisciplinary approach to problematize the analysis of some of his art images as
expressive forms of exile and memory, presented by the artist in various types of
support. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a obra do artista
plástico Frans Krajcberg, assim como seu processo criativo, problematizando a arte
enquanto imagens que permeiam o espaço entre o exílio e a memória. O recorte
espaço-temporal da obra de Krajcberg está inserido na trajetória de sua vida e no
seu percurso artístico, construído a partir de diferentes técnicas e processos. O
artista utiliza processos criativos que se desenvolvem a partir de seu exílio no Brasil
através de sua experiência e de seu diálogo com a natureza. Seus deslocamentos e
suas viagens no país corroboraram para as transformações de sua obra e produção.
Seu trabalho escultórico e fotográfico será criado e produzido em relação direta com
a natureza, assim como com os vestígios e restos da destruição de florestas,
coletados em diversos ecossistemas com os quais manteve contato. Nesse sentido,
a obra de Krajcberg dialoga com camadas de memória imbricadas às dimensões de
sobrevivência, testemunho e de exílio, constituídas por sua experiência na Segunda
Guerra Mundial e de seu exílio e percurso no Brasil. Frans Krajcberg reconquista a
esperança e a vitalidade em terras brasileiras através de um forte contato com a
natureza e o isolamento. A partir de 1975, a obra do artista se direciona para um
posicionamento ético, em que seu caráter testemunhal relaciona-se diretamente com
a condição de exílio e com o olhar estrangeiro. Grande parte de sua produção ligase
aos vestígios e restos que ressignificam a própria condição do exílio, da memória
e da natureza. Pretende-se, nesta pesquisa, manter um enfoque transdisciplinar a
fim de problematizar a análise de algumas imagens da arte enquanto formas de
exílio e de memória, apresentadas pelo artista em diversos suportes. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Exílio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Testemunha |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Escultura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Destruição |
pt_BR |