dc.contributor.advisor |
Lifschitz, Javier Alejandro |
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dc.contributor.author |
Cavalcanti, Adriana de Holanda |
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dc.date.accessioned |
2021-03-31T19:35:53Z |
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dc.date.available |
2021-03-31T19:35:53Z |
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dc.date.issued |
2021-01-15 |
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dc.identifier.citation |
CAVALCANTI, Adriana de Holanda. Narrativas de Memória e Medicinas tradicionais: a Escola de Cultura e Saúde Semente de Jurema. 2021. 210 f. Tese (Doutorado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13146 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Narrativas de Memória e Medicinas tradicionais: a Escola de Cultura e Saúde Semente de Jurema |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Memory narratives and traditional medicines: the School of Culture and Health Seed Of Jurema |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Lifschitz, Javier Alejandro |
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dc.contributor.referee |
Geiger, Amir |
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dc.contributor.referee |
Faceira, Lobelia da Silva |
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dc.contributor.referee |
Barbosa, Wallace de Deus |
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dc.contributor.referee |
Sousa, Islândia Maria Carvalho de |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Health |
pt_BR |
dc.subject.en |
Jurema |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study is based on the perspective of research-intervention, and proposes to
analyze themes in memory, culture and health, having as main material reflection the
narratives of the medicines of "Jurema Sagrada”. The effects of power-knowledge on the
subject's form provoked through the cartography of memory files of the School of Culture
and Health Semente de Jurema, conducting open interviews with participants from the
headquarters and experiences of the school and Juremeiros. Presented the pedagogy
“griot” as one of the main references for promoting types of knowledge about medicines,
traditional peoples and places of knowledge of the juremeiros masters’ health and
teaching processes, death and life.
It pointed out how arts and crafts of indigenous peoples are extremely important
for the field of integrative and complementary practices in health and how the teaching
and learning processes in integrative medicine must contemplate the relevance of the
specificities of the arts of caring for medicines systems traditional and sacred.It also
highlights the relevance of studies on death and death on the theme of the cultural heritage of health, in non-transversal studies in social memory, triggering the potential for
recovery, academic and social reconquest of sacred knowledge, careless in health. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo fundamentou-se na perspectiva da pesquisa-intervenção, e se propôs
a colocar em analise temas em memória, cultura e saúde, tendo nas narrativas das
medicinas da Jurema Sagrada seu principal material de reflexão. Os efeitos de saber-poder sobre o tema foram provocados através da cartografia dos arquivos de memória da
Escola de Cultura e Saúde Semente de Jurema, realizando entrevistas abertas com
participantes das oficinas e vivencias da escola e Juremeiros. Apresentou a pedagogia
griô como uma das principais referências para a dinamização dos aprendizados acerca das medicinas dos povos tradicionais e dos lugares de saber dos mestres juremeiros acerca dos processos saúde e doença, morte e vida.
Apontou em destaque como as artes e ofícios dos povos de matriz indígena são
de extrema importância para o campo das práticas integrativas e complementares em
saúde e como os processos de ensino e aprendizado em medicinas integrativas devem
incluir a relevância das especificidades das artes de cuidar nas medicinas tradicionais e
seus sistemas sagrados. Destacou ainda, a relevância dos estudos sobre a morte e o
morrer acerca do tema dos patrimônios culturais da saúde, nos estudos transversais em
memória social que deflagraram a potência de valorização, reconhecimento acadêmico
e social das sabedorias sagradas no cuidado em saúde. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Saúde |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jurema |
pt_BR |