dc.contributor.advisor |
Aragão, Pedro Moura |
|
dc.contributor.author |
Saraiva, Joana Martins |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-07T21:39:14Z |
|
dc.date.available |
2021-05-07T21:39:14Z |
|
dc.date.issued |
2020-12 |
|
dc.identifier.citation |
Saraiva, Joana Martins. Diálogos transatlânticos: a circulação da habanera nas cidades do Rio de Janeiro e Buenos Aires (1850-1880). 2020. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/13157 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Diálogos transatlânticos: a circulação da habanera nas cidades do Rio de Janeiro e Buenos Aires (1850-1880) |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Lemos, Maya Suemi |
|
dc.contributor.referee |
Aragão, Pedro Moura |
|
dc.contributor.referee |
Lemos, Maya Suemi |
|
dc.contributor.referee |
Romero, Avelino |
|
dc.contributor.referee |
Ulhoa, Martha |
|
dc.contributor.referee |
Sandroni, Carlos |
|
dc.contributor.referee |
Abreu, Martha |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, letras e artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Habanera |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular music |
pt_BR |
dc.subject.en |
19th century |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.en |
Buenos Aires |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis investigates the transatlantic circulation of habanera in the nineteenth century, focusing on the cities of Rio de Janeiro and Buenos Aires. Based on research in newspapers and periodicals archives and sheet music collections, the work plunges in the research and data collection on the musical past in these cities, identifying the musical practices, performance spaces and meanings that were associated with the term habanera at that historic moment. Articulating the fields of cultural history, sociology of music, musicology and popular music studies, the investigation is conducted to understand the mechanisms involved in the construction of habanera as a musical genre. Drawing attention to the ongoing process of linking the word to the musical objects it names and to the real and imaginary territories it evokes, the research investigates how these links are established, mutually reinforce or reconfigure themselves. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese investiga a circulação transatlântica da habanera no século dezenove, com foco nas cidades do Rio de Janeiro e Buenos Aires. A partir da pesquisa em hemerotecas e acervos de partituras, o trabalho se inicia comprometido com o levantamento de dados sobre o passado musical nestas duas cidades, identificando as diversas práticas musicais, espaços de performance e significados que foram associados ao termo habanera naquele momento histórico. Articulando os campos da história cultural, sociologia da música, musicologia e estudos de música popular, a investigação é conduzida para compreensão dos mecanismos envolvidos na construção da habanera enquanto gênero musical. Chamando a atenção para o processo continuado de vinculação da palavra aos objetos musicais que ela nomeia e aos territórios reais e imaginários que ela evoca, a pesquisa investiga como esses vínculos se estabelecem, se reforçam mutuamente ou se reconfiguram. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Habanera |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Século XIX |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Buenos Aires |
pt_BR |