DSpace Repository

Expertise na performance musical: reflexões a partir das trajetórias formativas de alunos do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gandelman, Salomea
dc.contributor.author Paz, Juan Carlos Horta
dc.date.accessioned 2021-05-07T21:39:20Z
dc.date.available 2021-05-07T21:39:20Z
dc.date.issued 2020-12
dc.identifier.citation Paz, Juan Carlos Horta. Expertise na performance musical: reflexões a partir das trajetórias formativas de alunos do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO1. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Artes e Letras, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13158
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Expertise na performance musical: reflexões a partir das trajetórias formativas de alunos do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Galdelman, Salomea
dc.contributor.referee Batalha, Rodrigo Seripião
dc.contributor.referee Cohen, Sara
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Talent pt_BR
dc.subject.en Expertise pt_BR
dc.subject.en Performance pt_BR
dc.subject.en Development conditions pt_BR
dc.subject.en Deliberate practice pt_BR
dc.subject.en Psychology of music pt_BR
dc.description.abstracten This study with qualitative approach aimed to investigate the conditions for the development of expertise based on the formative trajectories of Villa Lobos Institute’s students with excellent performance according to their teacher’s evaluations. It sought to reflect on how scholars of psychology of music and performance define the terms talent and expertise, and what do the students who participated on this research understand by these terms. It also sought to examine how the processes of cognitive and body adaptations, deliberate practice, motivation, self-regulation, metacognition and environmental influences were manifested on the students’ educational trajectories, and how those processes related during the development of their expertise. As methodological strategy, semi-structured and retrospective interviews were used with the participation of four students from different musical practices and their respective teachers. The analysis compared the data with the reviewed literature, looking for points of consonance and dissonance between them. The results indicate that long-term deliberate practice is essential for expertise as a means of constantly improving skills, relegating talent to the role of facilitator. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa, de caráter qualitativo, objetivou investigar as condições de desenvolvimento da expertise a partir das trajetórias formativas de alunos com desempenho de excelência do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, segundo avaliação de seus professores. Buscou-se refletir como os termos talento e expertise são definidos por estudiosos da psicologia da música e da performance e entendidos pelos sujeitos participantes da pesquisa; como processos de adaptação cognitiva e corporal, prática deliberada, motivação, autorregulação, metacognição e as influências do meio se manifestaram no histórico dos alunos alvo da pesquisa; e como esses processos se relacionaram durante o processo de desenvolvimento de suas expertises. Como estratégia metodológica utilizou-se entrevistas semiestruturadas e retrospectivas com participação de quatro alunos de diferentes práticas musicais e seus respectivos professores. A análise confrontou os dados com a literatura revisada, buscando pontos de consonância e dissonância entre eles. Os resultados indicam que a prática deliberada em longo prazo é fundamental e imprescindível como meio de permanentemente desenvolver e aprimorar a expertise, relegando ao talento o papel de facilitador. pt_BR
dc.subject.pt Talento pt_BR
dc.subject.pt Expertise pt_BR
dc.subject.pt Performance pt_BR
dc.subject.pt Condições de desenvolvimento pt_BR
dc.subject.pt Prática deliberada pt_BR
dc.subject.pt Psicologia da música pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|