DSpace Repository

Luiz Bonfá Solo in Rio, 1959: sobre a performance violonística de canções

Show simple item record

dc.contributor.advisor Vetromilla, Clayton Daunis
dc.contributor.author Miranda, Leandro Floresta de
dc.date.accessioned 2021-05-07T21:39:25Z
dc.date.available 2021-05-07T21:39:25Z
dc.date.issued 2020-09
dc.identifier.citation Miranda, Leandro Floresta de. Luiz Bonfá Solo in Rio, 1959: sobre a performance violonística de canções.Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Artes e Letras, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13159
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Luiz Bonfá Solo in Rio, 1959: sobre a performance violonística de canções pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Vetromilla, Clayton Daunis
dc.contributor.referee França, Gabriel Muniz Improta
dc.contributor.referee Souza, Márcio de
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Luiz Bonfa pt_BR
dc.subject.en Solo in Rio 1959 pt_BR
dc.subject.en performance pt_BR
dc.subject.en guitarism pt_BR
dc.subject.en guitar-song pt_BR
dc.description.abstracten This research aims to contribute to the reflection and knowledge about the guitar performances of songwriter Luiz Bonfá (1922-2001). Bonfá, in addition to being one of the pioneers of the bossa nova music movement, was an interpreter who - in his own works and in the interpretation of songs by other authors - explored a wide variety of idiomatic resources to the guitar technique. In the work presented here, aspects of Bonfá's guitarism are determined through the transcription and analysis of the songs “Calypso minor”, “Bonfabuloso”, “Variações em violão”, “Manhã de carnaval”, “Na Baixa do shoateiro”, “ Uma Prece”, “Pernambuco” and “Night and day”, as recorded on the 1959 Solo in Rio album. For this, initially, through bibliographic review, Bonfá's trajectory is situated in the context of Brazilian song in the first half of the 20th century. Then, we start with the concept of guitar-song according to Saraiva (2018), which establishes relations between the popular song and the language of Brazilian instrumental music for guitar, to revisit the notion of “performance” according to Cook (2006, 2007), Zumthor (2007) and Taylor (2013). Finally, the data and concepts obtained in the process of interpreting the songs selected in the research are applied. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa visa contribuir para a reflexão e o conhecimento acerca das performances violonísticas do compositor-cancionista Luiz Bonfá (1922-2001). Bonfá, além de ser um dos pioneiros do movimento musical da Bossa Nova, foi um intérprete que - em suas próprias obras e na interpretação de canções de outros autores - explorou uma ampla variedade de recursos idiomáticos à técnica violonística. No trabalho aqui apresentado, determina-se aspectos do violonismo de Bonfá através da transcrição e da análise das canções “Calypso minor”, “Bonfabuloso”, “Variações em violão”, “Manhã de carnaval”, “Na baixa do sapateiro”, “Uma Prece”, “Pernambuco” e “Night and day”, conforme registradas em gravação no disco Solo in Rio de 1959. Para tal, inicialmente, através de revisão bibliográfica, situa-se a trajetória de Bonfá no contexto da canção brasileira na primeira metade do século XX. Em seguida, parte se do conceito de violão-canção conforme Saraiva (2018), o qual estabelece relações entre a canção popular e a linguagem da música instrumental brasileira para violão, para revisitar a noção de “performance” segundo a visão de Cook (2006, 2007), Zumthor (2007) e Taylor (2013). Finalmente, aplica-se os dados e os conceitos obtidos no processo de interpretação das músicas selecionadas na pesquisa. pt_BR
dc.subject.pt Luiz Bonfá pt_BR
dc.subject.pt Solo in Rio 1959 pt_BR
dc.subject.pt performance pt_BR
dc.subject.pt violonismo pt_BR
dc.subject.pt violão-canção pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|