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Processos de criação e aprendizagem na produção musical: uma análise das práticas de produtores musicais

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dc.contributor.advisor Requião, Luciana
dc.contributor.author Machado, João Carstens
dc.date.accessioned 2021-05-07T21:39:38Z
dc.date.available 2021-05-07T21:39:38Z
dc.date.issued 2020-09
dc.identifier.citation Machado, João Carstens. Processos de criação e aprendizagem na produção musical: uma análise das práticas de produtores musicais. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13161
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Processos de criação e aprendizagem na produção musical: uma análise das práticas de produtores musicais pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Requião, Luciana
dc.contributor.referee Rocha, Inês de Almeida
dc.contributor.referee Zagury, Sheila
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, letras e artes pt_BR
dc.subject.en Music production pt_BR
dc.subject.en Digital audio workstation pt_BR
dc.subject.en Software pt_BR
dc.subject.en musical practices pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation’s main goal is to analyze music production practices in order to investigate its use in learning and teaching musical contents. Particularities about music producers’ practices were collected through semi-structured interviews with three of these professionals, who reveal details about their work, relations and communications with other musicians, besides their ways of learning and teaching their vocation. Complementarily, music production experiments with middle school classes from the Colégio Pedro II school helped by digital audio workstations (DAWs) were made in order to test the functionality of music production practices in classroom situations. These informations were analyzed under the lens of authors that approach themes on musical meanings and formal/informal learning (GREEN, 1997), musicalisation in studio contexts (COTRIM, 2015) and participative digital culture between music producers (BELTRAME, 2016). Results show the possibility of including production practices in music teaching as a way of expanding comprehensions and meanings of music and sound aspects, such as timbre, arrangement and performance. The incorporation of these practices in their doings allows educators, students and multiple musician categories to obtain creation and musical learning possibilities, besides autonomy to produce music on their own, and update in relation to the needs of the contemporary world. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação tem como seu principal objetivo analisar as práticas de produção musical a fim de investigar possibilidades de sua utilização no ensino e aprendizagem de conteúdos musicais. Particularidades sobre as práticas de produtores musicais em seu trabalho foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas com três destes profissionais, que relatam detalhes sobre seus trabalhos, relações e comunicações com outros músicos, além de suas formas de aprender e ensinar o próprio ofício. Complementarmente, são realizadas experiências de produção musical com turmas de alunos do ensino médio do Colégio Pedro II, auxiliadas por software de gravação e edição de áudio (DAW), com o intuito de testar a funcionalidade das práticas de produção musical em sala. Estas informações são analisadas sob a lente de autores que abordam temas como significados musicais e aprendizagem formal versus informal (GREEN, 1997), musicalização em ambientes de estúdio (COTRIM, 2015) e cultura digital participativa entre produtores musicais (BELTRAME, 2016). Os resultados apontam para a possibilidade da inclusão de práticas de produção musical no ensino de música como forma de expandir significados e compreensões de aspectos do som e da música, como timbre, arranjo e performance. A incorporação dessas práticas em seus fazeres musicais confere a educadores, alunos e diversas categorias de músico possibilidades de criação e aprendizagem musical, além de autonomia para produzir música por conta própria e atualização em relação às necessidades do mundo contemporâneo. pt_BR
dc.subject.pt Produção musical pt_BR
dc.subject.pt Digital audio workstation pt_BR
dc.subject.pt Software pt_BR
dc.subject.pt Práticas musicais pt_BR
dc.subject.pt Ensino escolar de música pt_BR


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